De maneira geral, não. Pelo menos entre as melhores vagas.
Algumas empresas ainda usam um processo um pouco antigo.
Algumas colocam no anúncio que querem isso, mas existe uma diferença enorme entre ela exigir e colocar no anúncio da vaga.
No passado foi mais, e ainda tem um pouco que uma pessoa que fez um curso superior, qualquer um, tem mais chance de ser um profissional melhor que outro que não fez. No mínimo indica alguém com potencial de ser mais dedicado e comprometido. Alguém que teve uma base teórica melhor, e talvez saiba fazer as cosias mais com uma forma comprovada do que com a intuição. Para tudo tem exceção.
O que muita gente não entende é que ela perde a vaga por não ter boa formação, que o curso superior poderia dar, não porque ela não tem o diploma. E mais, muitas vezes a falta do diploma é o jeito fácil e objetivo de dizer que a pessoa não pegou a vaga porque ficou claro no processo que ela não estava preparada para a vaga.
Vou contar uma experiência minha. Pediram não só diploma, mas que fosse da USP, Mackenzie ou FGV. Eu não estudei nessas instituições, mas meti a cara. As duas vagas foram preenchidas por mim e outra pessoas que não tinha diploma delas. Os que tinham não comprovaram capacidade de resolver problemas usando a tecnologia que eles usavam. Outros que estudaram talvez poderiam, mas os que se candidataram até receberam ofertas secundárias porque eles eram todos bons, mas não no que a vaga exigia. Eu e outro, que veio dividir apartamento comigo, dois caipirões chegando na capital nunca apresentamos diploma.
Em alguns processos, bons, a pessoa explicar por que não fez o curso pode ser uma chance de mostrar que a decisão de não fazer foi com consciência, lógica, usando base sólida, que não era tão necessário, ou até que houve impossibilidade, que é seria lamentável. Quase sempre a pessoa sem o diploma, ou quem conseguiu um em curso ruim ou não aproveitou bem, não terá uma boa resposta. Muitas vezes, mas não todas, claro, a pessoa deixa de fazer por desdém, por não ver valor naquilo, e ela não vê valor porque acha que é superior àquilo.
E pode ser verdade. O problema é que muitas pessoas tanto não são que não enxergam isso. E se não enxerga fica difícil tomar a decisão. Poucas pessoas realmente são capazes de se dar muito bem em um trabalho que exige qualificação aprendendo por conta própria. É preciso talento natural e determinação. Parabéns para essas pessoas. Mas eu dou mais valor para as pessoas que se esforçam mais, mesmo quando o resultado é inferior.
Claro que hoje em dia muito curso é ruim. Eu não acho que alguém deveria fazer o curso só pelo diploma, abre bem poucas portas. O conhecimento adquirido em um curso bom abre bem mais portas que o papel.
Nunca fui buscar meu diploma e nunca pediram ele, e trabalhei onde eu quis.
Tem tanta vaga sobrando para mão de obra qualificada que exigir diploma se torna um enorme problema. Tem casos que exigir qualificação significa não preencher a vaga.
Preocupe-se em se qualificar, isso é o que importa mais. Um bom curso superior pode ser de enorme ajuda para a maioria das pessoas, principalmente as que não encontrar valor nisso.
Escolher um curso bom é outra questão completamente diferente, e geralmente as pessoas gostam da resposta.
Se prepare de forma ampla para vagas na área. Tem espaço para quem se prepara de forma muito específica, mas é mais fácil para a formação ampla. Bate menos a cabeça quem está mais preparado.
Eu dei minha visão baseado na minha experiência. Outras pessoas possuem outras, e você terá que escolher um caminho. Você pode fazer o que quiser, as consequências boas ou ruins das suas decisões serão só suas. Desejo sorte e sucesso.
Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).