Sim, essa habilidade é fundamental em todas as profissões que exijam qualificação. Especialmente as que resolvem problemas, como é o caso da programação.
Quem não tem pensamento crítico só segue o que os outros já fizeram. E isso só funciona bem onde não exige qualificação. Sem pensamento crítico a pessoa vira um robozinho. A IA "logo" poderá substituí-la.
Eu acho que isto está muito em falta na maioria das pessoas. E vemos isso por exemplo quando a "maioria" das perguntas que fazem na internet é algo do tipo "decida o que eu devo fazer", "especialmente sobre a minha vida". Que exemplo maior de falta de pensamento crítico? É até uma meta falha. Falta pensamento crítico em não fazer essa pergunta.
E para quem não tem pensamento crítico pode achar agora que em 100% dos casos não se deve fazer essa pergunta, mas para tudo tem exceção. A falta de pensamento crítico faz a pessoa ignorar o contexto.
A falha nisso faz as pessoas sequirem modinhas, usar oque não precisa, tomar decisões erradas, não executar bem seu trabalho, cuidar só sa parte mais óbvia do problema, desperdiçar recursos e depende dos outros. Consequentemente terá uma carreira bem limitada.
Ter pensamento crítico, questionar tudo, é provavelmente a característica que a pessoa deveria trabalhar mais, porque ela traz muita coisa junto. A não ser que prefira ser apenas um ser político, algumas pessoas conseguem passar desapercebidas tendo apenas as outras habilidades.
Obrigado por levantar o assunto, ele pode mudar a vida de todos. Até para pior, porque alguns podem ficar paranóicos com isso. A falta de pensamento crítico desequilibra. Se a luz acender na pessoa ela pode ir com muita sede ao pote.
A vida é complicada mesmo. Não adianta pegar atalhos, novamente, a não ser que queira ser um robô. E as pessoas não são perfeitas. É normal falhar aqui e ali, isso diferencia do robô também. Quem falha "sempre" é um robô ruim.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).