Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Vou ter mandar links do que estou postando sobre o assunto:

Em resumo

Não conhecemos você, não sabemos o que você está fazendo, não temos como dizer o que está fazendo errado. O máximo que pode ser feito é dar um incentivo.

Não sei se é boa notícia, mas você não está só. As pessoas estão entrando na área iludidas. Precisa entrar com base na realidade, que não é do interesse de muita gente mostrar. Parte dos problemas que muita gente está sofrendo é porque acreditam que é fácil, e que o pensamento positivo vence tudo. Não é assim. Precisa de enorme esforço, e também vocação, sem ela o esforço necessário passa ser tão grande que poucas pessoas conseguem fazer.

Seguir orientações de internet é o que as pessoas mais fazem de errado. Raramente isso funciona.

A base educacional é de suma importância e muitas vezes essa é a falha, a pessoa acredita que basta decorar sintaxe de linguagem e receitas de bolo e conseguirá oportunidade.

Sua condição

Não sou a melhor pessoa para avaliar isso porque faz tempo que não tento um emprego, não sei como está o mercado todo, mas sei como uma parte dele funciona, e sei que está sobrando vaga. Eu nem atualizo meu Linkedin e afins porque não preciso, há anos não procuro emprego. Mas eu tenho muita experiência, tenho muito conteúdo na internet que as pessoas podem avaliar. As pessoas sabem que eu tenho amplo conhecimento em computação e experiência enorme em desenvolvimento de softwares administrativos. Não sei mais como é começar sem experiência, sei como eu comecei. Já relatei em outras postagens aqui e em outros lugares.

Olhando o que mandou não vejo grandes problemas, mas também não vejo um motivo forte para contratar. Tem alguns pequenos problemas que são derivados da falta de experiência. Talvez precise escrever mais sobre o que pode colocar ali. Pude observar que você se esforçou para fazer o curso.

Precisa ser diferente. E hoje é fácil ser diferente, precisa mostrar o que os outros não estão mostrando, precisa mostrar que vai além do que eu falei antes. Mas dá trabalho e leva tempo. As pessoas precisam se destacar, não ser mais um.

Imagino que as pessoas são mais um justamente por usarem referências pasteurizadas de gurus que enriquecem vendendo isso e não têm responsabilidade alguma com o que acontece com seu "pupilos". Isso pode ser um fato que atrapalha.

O fato de não ter a experiência de meses em pelo menos uma empresa sempre vai dificultar e exige alguma criatividade para quebrar isso. O primeiro emprego é o mais difícil, precisa achar uma maneira de entrar. Precisa "bater perna", ir atrás, insistir, mostrar que tem "sangue nos olhos" (se tiver, se não, já é um problema), precisa bolar alguma coisa que te abra as portas, não esperar que elas sejam abertas.

Quando vai atrás de uma empresa você faz ela querer você? Faz ela sentir que você quer estar lá? Faz o dever de casa?

A sua região pode estar ruim. Quando minha região ficou pequena pra mim, eu sai dela. Foi fácil porque eu já tinha alguma experiência. Consegui emprego onde eu não tinha os requisitos, mas pude mostrar o que os outros não podiam (eu era um moleque e ninguém me ensinou o que fazer, a dificuldade me fez bolar algo que funcionasse naquele contexto).

Tem a aequação também. Eu não te contrataria, não poeque não vi pontencial, mas nada que eu trabalho precisa do que você pode entregar. Só de colocar microsserviços já sei que é o oposto do que eu costumo buscar. Mas muita gente se encanatará justamente por isso (ainda que eu acho que alguém sem experiência que entenda de microsserviços um pouco estranho).

Tem uma coisa que chamou atenção: "resolução de problemas e trabalho em equipe", mas onde mostra isso? Como isso aconteceu sem experiência em empregos anteriores? Ou mostra ou parece mentira. Quem trabalha em RH sabe que certas frases são colocadas por colocar, porque é o que todo mundo espera que esteja ali. Isso não vai matar a carreira, mas é um detalhe que eu bati o olho e observei e pude falar de algo específico. Já é o segundo ponto que parece pelo menos exagerado.

Conclusão

Mesmo que o discurso seja diferente, eu vejo muitas pessoas achando que as empresas têm obrigação com elas. Ou que elas são especiais e merecem algo que não precise ser conquistado. Não estou dizendo que é o caso aqui, mas muita gente é assim, e a pessoa não percebe, ela não faz isso conscientemente, não é um pensamento que ela tem, é só a atitude geral. É algo para se alertar porque ela comete erros sem perceber por causa disto.

Não busque vagas burocraticamente. Seja proativo.

Foi o que deu para falar só com isso.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado, pela paciência e pelos pontos que apresentou, de fato é algo que você não encontra as pessoas falando. Desde que comecei a estudar na área nunca tive uma orientação diversificada, tenho apenas um amigo dentro da área e tudo que montei e estudei foi recomendação dele.

Comecei por java, estudei a cadeia de desenvolvimento dela, nisso eu tive algumas quedas que tive de parar de estudar, falo 3 anos mas não foram totalmente aplicado ao estudo. Quando criei uma base básica na linguagem java, esse meu amigo me deu um toque que o mercado javascript estava bom, e lá fui eu estudar novamente.

Nisso cheguei aqui, pensava que me faltava mais conteúdo e continuei estudando então, até chegar em tópicos como Microsservices, e por fim vim até aqui para limpas minhas lente para ver onde estou errando.