Executando verificação de segurança...
3

Legal sua postagem, vai ajudar muita gente, parabéns por tudo o que está fazendo.

Eu só não gosto muito dos roadmaps (até o nome é ruim), embora eu ache que o individual seja menos pior.

Porém tem uma questão que as pessoas não percebem. Quando está aprendendo não sabe de muita coisa. Não sabe bem o que gosta, nem o objetivo real que tem. As pessoas está se formando, não estão formadas. Então como a pessoa já sabe de antemão o que vão aprender?

É a mesma bobagem que pregam no TDD (que tem a sua utilidade). Ou a pessoa engessa a experiência, ou ela fica como barata tonta.

O processo de aprendizado deve ser feito passo por passo.

Até tem um roadmap meio padrão para o início do aprendizado de programação, algo que não está no roadmap apresentado que não é sobre como aprender e sim que tecnologias vai aprender. roadmaps longos assim são piores que planejar o sistema inteira que vai rodar por décadas.

E isso mostra o quanto as pessoas não fazem "nada" em cima de uma filosofia consistente. Geralmente as pessoas que criam esses monstrengos são as que defendem Agile. O que mostra que as pessoas tendem a fazer tudo por moda, não porque é necessário e útil, e fazem sem contexto.

Me preocupa porque parece uma coisa meio de receita de bolo e que vai pular o que mais importa, vai dar importância para o que é secundário. Cada um faz como quiser, até porque só ela terá as consequências boas ou ruins das suas decisões, mas a pessoa pode ser mais questionadora.

Eu costumo ser um ponto fora da curva e tento mostrar para as pessoas que, apesar de popular, alguns caminhos aprensentados não são a melhor opção. E falo no geral, não em um exemplo específico. O processo de aprendizado e evolução das pessoas precisa mudar para alcançar melhores resultados. Por isso tem muita vaga e muito desempregado. O mercado é assim.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Sensacioal seu comentario, me deu um novo ponto de vista. Guiar o aprendizado por um passo de cada vez. E guiar o aprendizado de acordo com a necessidade.

Fiquei ate meio assim de escrever este post por acharem que estou perdido, mas eu já sei o que quero fazer e a linguagem que me escolheu. (C#) e quero trabalhar com ela.

Digo linguagem que me escolheu pq desde o primeiro hello, world eu não consigo sair dela.
Tentei focar no Javascript pela comodidade de trabalhar no front e back com a mesma liguagem.

Eu realmente não consegui. Parecia uma desamino enorme e isso acabava acarretando em dificuldade de aprendizado. Exercicis para fixar o conteudo que em C# eu faria na metade do tempo, passava uns bons minutos quebrando a cabeça. E eu descobri que isso é que o JS não me motiva tanto quanto o C# e percorrer o caminho mais comodo, acabou se tornando o mais longo.

Em C# eu sinto realmente o prazer em escrever cada linha de codigo, a cada exercicios eu termino rapidamente e quando estou vendo exemplos de algo. Seja no curso do Nelio ou na documentação, so na parte teorica eu ja consigo implementar. É como se eu e o C# fossemos velhos amigos haha

E eu pensei também: não quero guiar minha carreira trabalhando com algo que não gosto ou que não me da motivação. Sei que linguagens são so ferramentas, mas vou tentar ao maximo sempre trabalhar com a que mais gosto, que me motiva e que me sinto a vontade.

Sua opinião me deu uma nova forma de encarar os estudos. Querer seguir roapmaps foi o que fizemos nossa vida toda. Na escola, fundamental..As vezes deixar isso de lado pode ser um pouco dificil.

2

Não, muitas pessoas aparecem aqui e parecem, até porque estão, completamente perdidos. Não é seu caso. Eu acho que você ainda é inexperiente, absolutamente normal, eu sou até hoje em um monte de coisa, e fui inexperiente literalmente em tudo no passado, mas você tem a atitude que pode te levar para um bom caminho, e eu já tinha percebido isso. O problema acontece quando o problema é a atitude, é bem mais difícil acertar.

Cada aprendizado vai indicando o próximo passo, se tiver a atitude certa e estiver aprendendo certo. Quem ainda está perdido depois disso não está aprendendo nada, no máximo, e olhe lá, está se adestrando.

C# roda no browser também.

Toda vez que uma pessoa está desanimada, mesmo depois de ter se esforçado, tentando achar um caminho, aquilo não é para ela. Por isso eu falo que não tem que ficar facilitando muito para quem quer ser programador. Se a pessoa precisa de algo para não desanimá-la, aquilo não é para ela. Não deve desistir no primeiro obstáculo, mas não deve dar murro em ponta de faca.

Pode ser que eu dia faça as pazes com JS, mas se é o C# que te apetece, vai nele mesmo. Vale para qualquer linguagem. Sempre haverá consequências boias e ruins. Basta assumí-las. É extremamente difícil ser bom em algo que não gosta. Esses dias respondi em outra plataforma sobre isso e fui massacrado. Por isso lá somem os experientes e sensatos e ficam só os aloprados, os que só fazem gracinha.

A escola é um roadmap necessário, porque a pessoa está começando, ela não tem condições de se virar. Mas em certo momento deve ir se tornando independente. E é aí que a escola falha, ela não ajuda, e até atrapalha, cada vez mais, a pessoa ser o que ela precisa ser.

Um curso é um roadmap (é mais que isso, ou deveria ser). Nenhum problema. O problema são esses que mostram tudo o que você deve fazer em coisas voláteis e que só servem em certos contextos. Até chegar em tudo o mundo mudou.

Eu entrei na área para fazer jogos. Nunca fiz um de verdade. Passei trabalhar com LOBs e me apaixonei por linguagens de programação. Meu roadmap foi sendo contruído.

1

Eu sempre fico buscando filtrar o melhor que posso, nesse mar de informações que tem por ai é facil se perder.

É por buscar coisas faceis que muita gente começa por python e é o que muitos influencers indicam. Muitos se apegam a sintaxe facil do python, mas quando vão pra uma linguagem um pouco mais verbosa, acham dificil. É ai colocam culpa na linguagem. Acredito que é dai que vem a maioria dos haters de Java.

Não to criticando o python. Cada linguagem tem seu proposito. So usei de exemplo por ter sintaxe mais amigavel.

1

Olá Marcos. Estava escrevendo sobre Csharp agora pouco aqui.

Fiz a indicação a um colega sobre a plataforma do balta.io. Fui do zero até conceitos mais avançados utilizando o guia de carreiras.

Continuo na busca diária por conhecimento e torço por sua jornada e evolução.

1

Eu vou da uma olhada la na plataforma dele. Eu vi que ele vai fazer black friday e vou ficar de olho. Descobri ele pesquisando sobre o Blazor essa semana

Eu estava pesquisando sobre ele. Obrigado pela indicação!