Posso discordar em alguma parte?
Eu não acho que essa seja a melhor forma de aprender a programar. Essa pode ser a melhor forma de aprender receitas de bolo para aplicar e conseguir resultados simples e planos de forma fácil e rápida. Aprender a programar é mais complexo e não é possível desta forma na maioria das situações, ainda mais com material feito para iludir a pessoa. Para tudo tem exceção, mas minha experiência é que isso traz uma formação bem rasa para a pessoa.
Então meio que tanto faz para reter, porque é só decoreba na maior parte dos casos.
Quando a pessoa quer aprender, ela começa pela base, vai construindo o alicerce, tijolo por tijolo, sem pressa, sem pular etapas, sem avançar sem entender o anterior (esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem) e praticando de forma completa. Isso até está no texto.
Acho que esses vídeos podem ser excelentes complementos, mas não deveria ser a base. Livros são melhores. Se precisar de cursos precisa dos consagrados e não dos marketeiros que prometem entregar muito de forma fácil. A minha discordância é dar tanto valor para os vídeos. Mas se der, faz diferença escolher os melhores, não os mais fáceis, os mais bem produzidos. Os mais xaropes costumam ser melhores (claro que tem caso que é ruim em tudo, até na produção).
Porém, as dicas eu concordo e vão ao encontro do que eu disse e o texto também diz um pouco. Pode valer mais a atitude da pessoa do que o vídeo, desde que ele não ensine errado ou seja muito raso, que não deixa de ser errado.
Se seguir esses passos vai aproveitar mais. É uma maneira de pegar algo que pode ser um pouco raso e fazer ficar menos raso.
O que eu senti falta é de pesquisar mais e procurar outros materiais para se aprofundar, confrontar o que o vídeo disse, e ver a fundamentação daquilo.
De qualquer forma, as dicas obviamente são boas. Só de não serem erradas já é bem importante.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).