Executando verificação de segurança...
6

Você acabou de descobrir como DDD não é tudo isso que falam e traz vários problemas. É extremamente difícil fazer certo e por isso quase todos os projetos acabam virando show de horrores.

A ideia do DDD é ótima, mas na prática precisa de uma equipe absurdamente competente para realizá-lo, o que é muito raro. E se tiver gente tão boa assim, o DDD não é necessário.

Eu não estudei a fundo, não sei as nuances que se usam na prática, mas eu acho que sobre a língua, não inclui o idioma a ser usado. É sobre os termos mesmo. Se o projeto é mundial tem que escolher a língua. Se não dá para fazer isso, vai virar zona. Eu não sou contra usar dois idiomas, mas para ter isso precisa ser muito organizado, tem que ter uma linha clara, não pode cada parte do sistema ser de um jeito.

O que eu tenho visto é que alguns projetos estão adotando microsserviços por causa disso, assim não mistura as partes. É uma das piores decisões que eu já vi. Você torna o sistema extremamente complexo e ineficiente para atender uma demanda não técnica e artificial.

Aliás, também justificam a criação dessa arquitetura para facilitar o bounded context que as pessoas não conseguem fazer quando está monoliticamente organizado, mesmo que modular. Ou seja, por causa do DDD que tem boa indicação em raros casos, o resto é modinha, destroem a arquitetura.

Eu gosto de usar sempre o idioma do domnínio, inglês para o que é tudo técnico (da programação mesmo), e português para sistemas brasileiros que faço, o que tem até vantagens ter os dois, e não ligo para as pessoas que abominam isso. Se o sistema for intenacional perde essa separação clara, mas tudo bem.

Se você não domina muito o inglês e como se usa naquele domínio, você fará errado.

Reforço, quase todo mundo faz DDD errado porque fazem por modinha. Nem é assim que deve decidir sobre isso, é burocrático, precisa de comitê para decidir.

Eu já vi gente falar uma coisa ou outra. Então as pessoas que gostam de DDD não concordam com o que é o certo. O cara que eu conheço que mais entende de DDD no Brasil diz que é assim mesmo, não tem uma forma clara e certa. Só que ele acha isso normal, eu acho que mostra que a metodologia é ruim. Se nem quem é bom nisso tem uma resposta defininitva e tem dificuldade para decidir no seu trabalho, imagine quem é inexperiente.

Veja https://pt.stackoverflow.com/q/366511/101 o que eu pensava há alguns anos.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1