Quem faz a carreira boa é a pessoa e não o curso. A pessoa pode fazer o curso que for, se ela não fizer direito irá mal, se fizer bem ela irá bem.
Talevz por acreditar que é o curso que define a carreira que as pessoas acabam indo mal. Isso precisa mudar, é necessário trabalhar com fatos.
Por exemplo, as tais demissões de big techs, não mudou praticamente nada no mercado, foi só ajuste porque tinham contratado de forma absurda pouco antes e já estão recontratando de novo. Não se pode acreditar em fake news de internet, tem que olhar os fatos.
Tem cursos bons e ruins com todos os títulos e durações. Depende dos alunos que entram no curso mais do que qualquer outra coisa.
Tem gente que não faz curso e tem uma carreira maravilhosa.
Eu nunca usei Cálculo e Álgebra Linear. Tem programador que já usou. Poucos. O que importa são outras disciplinas que podem faltar em um curso mais curto.
Se a pessoa depender muito do curso ela terá uma carreira, mas dificilmente será muito boa. O curso é um início, o que faltar a pessoa tem que ir atrás. O curso é mais importante para quem terá mais dificuldades. A pessoa precisa saber pesquisar e se virar sozinha.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).