Essa história de inspiração em C++ e Smalltalk não convence muito. Isso foi criado pelo marketeiros para pegar um público.
A linguagem não tem nada a ver com Smalltalk, e qualquer programador de C++ dá risada de falarem que Java é parecida. Claro, tem alguma inspiração, assim como JavaScript, PHP, e tantas outras, ou seja, quase nada no que importa.
Outro marketing é rodar em qualquer lugar. C++, mais ainda C sempre rodou em mais lugares que Java, só a maneira era diferente e de forma bem ineficiente em vários aspectos, tanto que tiveram que corrigir isso para atender novas necessidades. Hoje até C# roda em mais lugares importantes que Java. Hoje até em browser roda C/C++, e Java não sei como está, a última vez que eu vi não rodava.
Não podemos chamar de inovação algo que existia desde os anos 50 e até teve popularidade nos anos 70 e 80. Mas o que importa é alguém dizer bastante, assim as pessoas acreditam. Por sorte isso tem mudado e as pessoas estão vendo que a VM não atende bem tantos cenários quanto acreditavam. A indústria tinha visto muito antes.
Java foi muito reticente no começo, e só com a saída dos originais é que ela começou evoluir, até porque era isso ou a morte. Aos poucos vão sendo corrigidos vários problemas criados desde a criação. Infelizmente alguns não podem ser corrigidos sem quebra de compatibilidade. Outros são bem difíceis, tem um que estão tentando há mais de 10 anos e não conseguem.
Java é boa, é útil, tem menos defeitos do que algumas pessoas acham, mas tem bem mais do que outras acham. O texto não dá a real dimensão, então resolvi postar um contraponto.
O texto da Wikipedia inglesa é um pouco melhor, em português, como costuma ser praxe, é cheio de problemas e bem panfletário.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).