Geração de computadores nada tem a ver com IA, um é hardware, outro é software.
Você pode até tentar encontrar algum relação de alguns hardwares serem mais úteis para a IA, mas isso é pontual.
É impossível a IA ser substitudo para microprocessadores. É o mesmo que dizer que agora você não vai precisar de panelas (ou assemelhados) e alguma forma de aquecimento, você tem miojo.
IA não é capaz de fazer nada cognitivo, isso é algo que animais conseguem, alguns com extrema limitação. Em humanos, até os mais limitados são capazes de muito resultado, o computador para chegar perto precisaria sugar energia de uma cidade inteira. Nenhum software consegue ser autônomo, isso é fantasia.
Há até questionamentos se essas gerações que alguns classificam estão certas. E se tiver que achar um ponto de mudança, provacelmente estamos falando que uso de grafeno e alotrônica ou da computação quântica. Nada de IA. Não tem porque pegar um termo da moda e enfiar aqui. Essa que linkou claramente é conteúdo por conteúdo, cheio de falhas. Esse é o problema da internet. Por isso que eu falo que uma das cosias que mais precisamos aprender é separar o joio do trigo. Este é o grande problema da humanidade hoje em dia.
Há questionamentos até se vamos conseguir evoluir muito mais. A lei de Moore já passou para 3 anos, e alguns dizem que vira 4 ou 5 muito rápido.
Observou? Faz sentido para você?
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).