Faz toda diferença. Um curso ruim dificilmente será feito por aluno ruim. Ele pode fazer algo um pouco bom. E pode iludir parecendo que ele te ajudou bem.
Cada vez mais os cursos estão ficando ruins, e já há pressão até nas melhores universidades em passar alunos sem condições.
Curso bom para você é aquele que consegue acompanhar com muito esforço e você seja o pior dos alunos. Porque curso bom é aquele que os alunos são bem selecionados. Curso com fama ruim não atrai bons alunos. Onde tem alunos ruins os professores não podem exigir. Onde os professores não podem exigir começa ter só quem está lá só pelo dinheiro.
Algumas pessoas se beneficiarão de qualquer curso. Outros só dos melhores cursos. Para fazer a diferença de verdade precisa ser um curso bom, que exige muito de você. O curso não deve estar lá para te alegrar, é para te formar.
Em geral, os cursos de EC costumam ser bons, alguns mais que outros. Públicas, melhores ainda.
Sempre depende mais do aluno do que do curso.
Se você passar em uma boa universidade, ótimo, se não passar, vai no melhor que puder pagar.
O que atende melhor seu perfil é outra questão que ninguém aqui poderá te ajudar.
Se quer vida acadêmica precisa de pós strictu sensu. Vindo de pública fica mais fácil, pode ser até na mesma instituição que te dará ingresso bem fácil, mas é perfeitamente possível vir de qualquer universidade, conheço muitos casos. Sem mestrado/doutorado esquece vida acadêmica, a não ser em um fundo de quintal.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).