Título bem forte.
Não concordo tanto com ele. Acho que as pessoas têm direito de fazerem o que quiserem, desde que não prejudiquem outras. Aí começa a parte que concordo um pouco. Elas começam a prejudicar outras com opiniões que acabam virando fake news. Lembrando que a maioria das fake news que circulam são não intencionais, a boa vontade da pessoa causa isso. E o inferno vai se enchendo mais. Mas ainda assim é um direito da pessoa se expressar. Não é um mal direto, ainda depende do receptor ser ingênuo para causar o mal.
Outro ponto é que se para sênior a pessoa só pode ter opiniões perfeitas, então ninguém é sênior. Todo mundo pode dar uma opinião ruim. Alguns sêniores podem até cair mais em armadilhas. A experiência pode dar uma certa soberba na pessoa e acabar errando mais. Quem não acha isso é quem mais vai cair na armadilha. Até é uma questão estatística, mas um sênior pode dar opiniões ruins, não tanto quanto um júnior, mas assim como eles.
Mas o teor da postagem é isso mesmo. Pelo menos na minha experiência e corroborada por muita gente que consegue se virar. O que está aí é oque eu sempre falo, as pessoas patinam por causa da atitude errada com a vida. Elas não precisam de diquinhas, precisam mudar a postura de tudo o que fazem. E isso vai destruir todas as chances de obter algo bom na vida. Vão conseguir algo por sorte, inércia ou fraude.
A descrição da postagem original é boa e mostra que é possível virar a chave. Eu tive sorte, eu não posso fazer um relato completo sobre isso. Eu não tinha internet, eu tinha acesso a pouca gente ruim para me influenciar mal. Mas tinha. E não tinha acesso a muita gente boa. Tanto que algumas coisas mudaram minha vida na profissão, tais como Wikipedia, C2 wiki (nem chamava assim na época) e Stack Overflow. Eu tive sorte de sempre conseguir mais ou menos separar o joio do trigo. Mas teve época que comprei muita coisa errada. Já tomei bastante chibatada, e agora as retribuo :D Para alegria e desgosto de muitos :D
O engraçado é que muita gente acha que eu sou responsável por elas se sentirem merda e inútil, porque eu sou o mensageiro que conta para elas que estão fazendo errado. Não é quem os iludiu quem faz isso com elas. E aí você vê que elas ainda vão sofrer muito mais.
Pode me passar o vídeo do Akita que ele colocou essa frase? Queria ver o contexto. Porque eu costumo concordar com muito do que ele fala, mas não tudo, e sem contexto eu tendo a discordar dessa frase. Prefiro o
você vale o que os outros acham que você vale
Pode até ser uma mentira. Influenciadores são especialistas em fazer parecer que valem mais (pode ser isso que o Akita esteja falando). Quem sabe se vender valerá muito mais do que efetivamente vale (também pode ser sobre isso). A capacidade real da pessoa não importa para estabelecer valor, como ela se vende vale muito mais. Pode ser que ambos se encaixam ou não. Tem quem parece valer muito, mas é muito mais fraco e tem quem é muito forte, não parece ter valor. Muitas que reclamam que ganham pouco pode ser só que não sabem negociar isso. Em outros é falta de valor real mesmo.
É óbvio que você precisa ter alguma confiança e ela precisa ser real. Porque a ilusão sempre acontece por excesso de confiança. Se a pessoa duvidar um pouco ela não cai nessas armadilhas. Achar o equilíbrio disso não é fácil... pra ninguém. Quem confia muito sobe bem alto, e a realidade faz a queda acontecer, e quanto mais alto subiu, maior será a queda. E aí a confiança fica muito prejudicada.
Só não abandonou as redes sociais. Está aqui :D
Espero que esse relato ajude outras pessoas iniciantes. É um relato de um iniciante e ele é bom. Espero que as pessoas não sigam tanto assim o que ele prega, porque está dizendo para ignorar um iniciante, e eu acho que deveria olhar para esse relato iniciante com carinho, ele é bom.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).