Dica: não misture mais que um conceito em uma explicação porque fica parecendo que está falando da mesma coisa, aí vão achar que é tudo aquilo e vão aprender errado. Seja o mais preciso possível. E cuidado especialmente quando usa um exemplo que uma variável tem uma característica especial. Por exemplo, mas não estou falando de todos, variáveis em JS não possuem tipo, apenas os dados é que possuem (viu como misturar é complicado?), e se for o mais preciso até tem sim, mas tem apenas um tipo que marca o tipo do dado que está armazenando (mas costuma-se deixar de fora essa parte da explicação porque já entram muito em tipagem que é outra questão). Simplificaçãoes são boas, mas algumas podem induzir ao erro. Pode ver melhor:
- O que é uma variável
- O que é estilo de tipagem?
- Qual a diferença entre uma linguagem de programação estática e dinâmica?
- Linguagens de programação tipadas e não tipadas
- O que é um tipo?
Note que algus casos já são assuntos mais avançados e pode confundir, mas eu não poderia deixar de potsra para mostrar a forma correta. Novamente, quando não mistura conceitos fica mais fácil.
Espero ter ajudado. Se alguém tiver alguma dúvida eu tento responder.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).