Executando verificação de segurança...
2

Obrigado pelo link (ali é o resumo do resumo). Também pode interessar: https://pt.stackoverflow.com/q/104814/101. Compilador e linguagem são coisas bem diferentes.

Eu sempre pensei em uma linguagem hipotética. Ela já teve várias formas ao longo de décadas. Mas nunca criei coragem para escrever um compilador para ela. Depois, toda biblioteca padrão, outras ferramentas e bibliotecas auxiliares que envolvem IO, incluindo as UIs que é IO.

Para quem programa muito bem, entende todos os mecanismos das linguagens existentes, quem acompanha o desenvolvimento das linguagens que circulam por aí e analisam como as decisões são tomadas, e estuda bastante sobre compiladores, facilita bastante criar uma linguagem real.

Criar algo para brincar, que nunca será usado em produção, que faça coisas bem básicas com mecanismo muito simples, pode não ser tão difícil assim, mas ainda exigirá um bom entendimento da computação. A não ser que a pessoa pegue algo pronto e faça apenas pequenas modificações, o que ainda exigirá uma certa experiência em programação.

Confirmando o já dito, a maior vantagem de aprender tudo isso, paradoxalmente ao que eu disse, é que se tornará um programador melhor.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...