Defina hype. Se você acha que é algo passageiro então é claro que a web não é. Se é fazer algo porque todo mundo está fazendo porque todo mundo está fazendo, então sim, é. Isso não tem dúvidas.
A maior parte das aplicações não precisa que seja web. Então não deveria ser web. Algumas deveriam.
A maioria das aplicações não precisa ser cross-platform. Na verdade, poucas precisam ser, e as que precisam ser e fazer algo de primeira linha são nativas. Não dá para comprar a experiência do usuário de cada jeito.
Boa sorte em desenvolver algo que funcione em todos os navegadores e em todas as circunstâncias. Só é fácil porque as pessoas deixam um monte de gente de lado. Não é maioria, mas muita gente fica para trás. Então pode deixar para trás quem usa uma plataforma que poucas pessoas usam.
Boa sorte em fazer algo web rodar bem na maioria das celulares que existem em uso hoje em dia.
Não tem diferença final importante em dar manutenção em sistema web ou não. É só a forma como a pessoa faz. Se for bem feito, eu sei que muita gente não sabe fazer bem feito para desktop porque não tem receita pronta, o trabalho é o mesmo, ou menor. Em geral, quem reclama de como funciona o desktop nunca o fez ou fez tudo errado e pôs a culpa na tecnologia. Tem quem faça certo. Só porque muita gente faz errado, não quer dizer que ela seja ruim. O processo é diferente e a maioria não sabe fazer para desktop, até quem fazia antes, porque só seguiam receita de bolo, e elas não eram boas. O problema é a falta de qualificação das pessoas e que a tecnologia era popular quando não se desenvolvia tantas receitas de bolo como acontece hoje.
Sim, para web tem muita receita de bolo que ajuda, e isso é uma vantagem. Mas isso também expõe o problema real.
Essa questão dos frameworks é só para levantar polêmica, isso sempre existiu em tudo, existe em outras questões. Não se esqueçam que tem gente que vive de criar polêmica. Isso não é problema real, ou até é, mas não que seja especial para web ou outra coisa. È discutir cosia errada, é quase nota de rodapé.
JavaScript é uma linguagem ruim, o ecossistema dela é pior ainda. Quem nega isso é terraplanista. E dá para usar outras coisas. Mas nenhuma é boa, porque toda ideia da web é ruim. Quase tudo que foi criado para ela foi decidido por quem não sabia bem o que estava fazendo, ou em comitê, ou tentando manter compatibilidade com algo ruim.
As pessoas querem uma solução simples para rodar em qualquer plataforma, ótimo. É um desejo bem razoável e precisa de uma solução. Então vamos criar algo assim. Algo bom, bem pensado, que seja para resolver esse problema. Web é outra coisa. As pessoas estão usando a ferramenta errada por falta de uma melhor. Até entendo isso, mas porque ninguém está querendo achar a solução correta?
Sim, estou dizendo que está quase todo mundo louco e que isso pode parecer terraplanismo meu. Eu sei que chega uma hora que fica complicado tentar resolver algo contra tudo. Sei que a web é irreversível, mas não é uma boa solução. E sei que para conseguir uma boa solução passaria por problemas semelhantes ao que aconteceu com a web. Seria melhor porque não seria web, aproveitaria os erros do passado, mas ainda teria que passar por um comitê, então muita coisa sairia errado.
Eu sei bem que as pessoas aceitam isso e é a única coisa que importa para o "mercado". Eu não discuto marketing, até por não ser minha área. Não gosto que muitas pessoas na área sejam marketeiras, eu não gosto disso mesmo, eu prefiro que em uma área de engenharia deveria ter engenheiros. Mas sei que não posso resolver essa questão, as coisas são como são. Eu posso falar sobre isso, em democracia todo mundo pode falar sobre o que acha melhor, se não fosse assim daria para impor a engenharia sobre o marketing. Engenheiros acham soluções para os problemas, os marketeiros é que só precisam dar um jeitinho de emabalar bem. Engenheiros buscam boas soluções, e jacaré não é tronco, mas se for a única coisa que existe é compreensível que ele seja útil para não ser comigo pelas pinhas do rio. É ok defender o seu uso, e é permitido, mas não é certo dizer que o jacaré é melhor que um tronco.
Um bom engenheiro sabe quando precisa aceitar a solução ruim e embarcar nela, mas não é obrigado falar que é a melhor solução, até porque aí ele passa ser marketeiro.
Claro que sabemos que o mundo é regido pelos marketeiros. Eu só quero continuar engenheiro. Todo mundo tem o direito de escolher o que seja, e deve aceitar as consequências.
Quero dizer que não vi e não pretendo ver o vídeo, não estou reagindo a ele, estou só reagindo ao que li aqui, mas passa uma impressão ruim, pode ser que seja só o texto aqui que passe essa percepção. Comparar JS com com Asm foi o "ponto alto". Pparece estar ocorrendo um enorme telefone sem fio e só está gerando mais confusão para algo mais complexo do que parece. A maioria das pessoas não tem amplitude de conhecimento para discutir o assunto em bom nível. E quase ninguém quer, só importa sua opinião, por isso eu me importo pouco.
Deixa as pessoas amarem ou odiarem o que quiserem. As pessoas querem ser felizes, cada um consegue isso do seu jeito.
Quero deixar claro que sou iniciante. Há 40 anos. O que algumas pessoas vão dizer que sou dinossauro. Porque só serve a experiência exata que ela tem, as outras serão desqualificadas. Eu sou o noob que começou mexer com web há quase 30 anos, depois de ter passado por quase tudo, até mesmo mainframes, e ter o poder de escolher o que eu prefiro, e que em alguns casos escolho web, mesmo não gostando, mas tem casos, poucos, que é melhor solução, e tem casos que é a briga mais fácil. E eu não entendo nada disso, nunca fui avaliado por muitas pessoas extremamente qualificadas, como pode ser visto pela internet, por isso que minhas decisões são baseadas em coisas que eu não entendo. Eu sou uma pessoa ingênua que não estudou profundamente o assunto e apenas estou defendendo o que eu mais amo. Ainda bem que outras pessoas não fazem isso.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).