Executando verificação de segurança...
3

Chato é uma das palavras que as pessoas usam para tudo, até onde não cabe. É parecido com tóxico. Ambos querem dizer: "algo que causa incômodo para mim, que não faz o que eu espero daquilo".

Quando algo te desagrada é só procurar outro lugar. Você gosta de pagode então não vá a um show de rock. Estava escrito no ingresso que é show de rock, depois não pode reclamar. leu no ingresso do Stack Overflow o que ele é? Está tudo escrito lá.

Ele é um local para as pessoas fazerem perguntas muito bem escritas que potencialmente ajudem várias pessoas. Isso é o que fez ele ter sucesso. Por causa disso ele atraiu alguns dos melhores profissionais da área para dar as respostas mais sensacionais para a computação e fez o SO ser o sucesso que é.

Ele não é um mural de helpdesk para você colocar um problema só seu e pessoas voluntárias que não ganham nada em te ajudar, potencialmente nem o mínimo que pode ser feito para agradecer, como é bem comum, e não é um lugar onde as pessoas adivinhem o que a pessoa está perguntando.

As pessoas foram cansando de ter que lidar com isso. Os melhores profissionais cansaram e não respondem mais. As pessoas que sabiam perguntar ficaram sem boas respostas, igual ao que não sabem fazer uma boa pergunta. Então essas também sumiram. Hoje o SO vive de seu passado, do excelente conteúdo que foi produzido nos primeiros anos. E muitos estão desperdiçando. Ele não é bom para as novidades postadas lá, salvo uma ou outra exceção.

Ele ainda pode ser melhor que a maioria dos lugares, por isso muita gente ainda insiste nele. Em outros lugares tem mais chance de receber uma resposta ruim que lá, que agora já tem boa chance também, mas ainda tem a fama de ter algo bom. O problema é que o iniciante não sabe o que é uma boa resposta.

É parecido com o ChatGPT que dá respostas horrorosas, mas que funcionam. Em vários lugares onde não tem bons profissionais para classificar o conteúdo as respostas podem ser ruins e ainda agradar as pessoas. Então esses lugares não serão "chatos". Mas eles serão errados. A pessoa fica feliz com "música ruim". E é isso que as pessoas querem, não há dúvida disso. Por isso música ruim é tão popular.

O sucesso do SO se deveu ao fato de profissionais da área fazerem boas perguntas para profissionais mais experientes. Quando começou a rolar só quem não consegue fazer boas perguntas ele se tornou insustentável.

O SO não é contra iniciantes, é contra quem faz perguntas ruins. É verdade que iniciantes tendem a fazer mais perguntas ruins que os experientes. Mas muitos experientes fazem perguntas ruins também. E está piorando, por incrível que pareça. Parece uma cultura cada vez maior de incentivar o erro. Então o SO se tornou um lugar chato ou tóxico para muita gente. Mas não para outros.

Tem erros por lá e tem hora que você pega uma pessoa exagerando? Claro que tem. Mas a exceção não pode definir o que é o local. A experiência de um não define nada.

Agora alguém vai dizer que muitos são assim. Estou falando da exceção, que é pergunta boa sendo rejeitada. pergunta ruim sendo rejeitada não é exceção. Estou falando do caso desta pergunta que eu fiz mesmo sabendo as respostas: https://stackoverflow.com/q/40676426/221800. Estava quase sendo fechado quando coloquei uma recompensa. E hoje é uma das perguntas de maior sucesso do SO. Estavam errando nela. Ela de fato não foi bem escrita, estava tentando treinar o inglês que tenho dificuldade. Mas ela é bem útil para todos, está provado.

Note que a pergunta postada acima teve que ser atualizada. E já cometi o erro de dizer que foi. Tem um log, não precisa dizer. Dizer que atualizou é poluição, é informação irrelevante para quem vai responder.

Por isso que sempre falo que antes de querer saber qual é a próxima tecnologia para aprender, tem que ver se está tudo certo com a matemática e a comunicação e expressão. Não quer fazer isso? Ok, mas vai pagar um preço. Vai cometer vários erros na programação, vai ter dificuldade no trabalho, na sua própria venda, na troca de experiências com outras pessoas, e vai se dar mal em local onde os profissionais exigem que se faça direito, porque lá é chato, lá se exige qualidade. Eu sei que muita gente não gosta de qualidade, assim como muita gente não gosta de rock.

De fato eu acho que tem um erro ali e a resposta não deveria ter sido removida pelas pessoas. Isso não é chato, isso é errado. Eu não tenho o que fazer. Eu consigo consertar isso no SOpt, não no SOen.

O SOpt sempre foi mais fácil postar algo e se dar bem, desde que seja bom. No Sopt também tem falhas, mas elas são bem raras, porque o tamanho permite isso. Onde milhares de coisas são postadas por dia, as falhas serão mais frequentes e mais difíceis de corrigir. O SOpt tem até um índice de rejeição maior hoje em dia, mas só porque quase tudo está problemático. E a comunidade não tem mais a mesma paciência de "salvar" como ocorria antes. Cansou. As pessoas não ganham nada. Elas não têm obrigação de fazer nada lá.

O negativo parece adequado, a resposta está mal escrita, foi dada em algo que não foi bem perguntado, então vai na crença. Não cria algo que possa ser útil para outras pessoas. Ou seja. Ela é pagode no meio de um show de rock porque alguém invadiu o local com a intenção errada. Aí expulsaram a pessoa em vez de apenas silenciá-la.

Note que o erro muitas vezes ocorre porque quem está do outro lado achou chato ter que lidar com uma pergunta ruim e uma resposta que não ajuda o objetivo do site.

Já tem gente chamando o Tabnews de tóxico. Todo lugar que tenha um mínimo de organização e classificação será assim.Legal é o lugar que pode tudo, até ele picar sua bunda, porque pode fazer isso também. Em alguns lugares pica o tempo todo, dando respostas ruins ou dificultando achar o que deseja (o SOpt está assim também, logo será o pior dos mundos e fic cada vez mais difícil aproveitá-lo bem, até por culpa da empresa que hoje privilegia quantidade, sem combinar com a comunidade).

A comu nidade tem toda força que quiser para a cultura, ela só não pode mudar o software. Se realmente as pessoas querem massivamente que algo seja diferenet, ela consegue. Se não muda é porque não é o desejo real da comunidade. É o desejo de algumas pessoas, que podem ser vocais lá ou outros lugares, mas que não representam a comunidade, e por isso não conseguem ter força.

Eu só consigo falar isso. O que não é pouco e sei que quem não gosta do SO também não costuma gostar de ler, ainda mais para entender. Que a pessoa vai só dizer que eu não entendo nada, que eu estou errado, mesmo eu tendo pensado sobre isso por anos, vendo todos os lados, mas ela que pensou com a cabeça quente por minutos sabe melhor. Eu sei que quem acha o SO chato vai continuar achando, não tem o que fazer. Estou escrevendo para as outras pessoas entenderem o que ocorre lá e se for usar ativamente o SO que faça de um jeito melhor, até para não errarem com ela.

Não adianta reclamar, tem que fazer algo bom. Minhas primeiras perguntas não foram bem aceitas lá. Elas foram apagadas de tão ruins que eram. Eu aprendi e me dei bem, e hoje sou um dos maiores contribuidores de toda a rede. Programador acha a solução, não se lamenta. O programador não culpa o usuário, o cliente, ele acha uma solução. Tá aí uma boa oportunidade para treinar o que importa na área que é achar soluções, até quando a culpa é de quem está do outro lado.

Aproveite quem quer.

Sim, eu sou chato.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...