Executando verificação de segurança...
8

Quase todas as discussões deste tipo não produzem bons resultados. No mínimo as pessoas fazem simplificações que atrapalham. Eu faço, não tenho como não fazer. Para fazer algo bom precisa de um livro.

"Melhor" é algo que precisa ser definido de antemão. Sem isso, nem dá para começar discutir qualquer coisa.

As pessoas ficam perdidas com essas discussões por uma questão mais importante. Isso é sintoma. A pessoa só está preocupada em aprender uma linguagem, bem pouco dela, e se basear no que os outros pensam. Isso é chamado "seguir modinha".

Para acabar com isso precisa fazer o que na maioria não quer. Precisa estudar profundamente a computação, para criar suas próprias convicções, sem depender dos outros. E de preferência fazer isso com sensatez, entender todas as variáveis dessas discussões, principalmente as não técnicas. Então não é só se preparar para a computação, é muito mais amplo.

E precisa de uma base boa, até para resolver seguir o conselho de alguém. Saber escolher a pessoa certa que vai ouvir. Saber fazer perguntas certas para essa pessoa que você está debatendo ou interrogando, para que ela dê as melhores respostas, e que você possa ir direcionando para onde precisa.

A vida não é simples. Mas sem tudo isso, a pessoa fica na mão de qualquer bobão, e se der errado, vai "choramingar" por ai.

O que eu posso fazer de melhor é mostrar que o caminho é este. Tem quem vai se desmotivar mais ainda, tem quem vai se fortalecer, pegar isso e fazer a mais gostosa limonada do mundo.

Se a pessoa fala "X não presta" e "deve aprender Y", sem apresentar justificativas fortes, fazer as devidas ressalvas, ter um certo equilíbrio, mostrando que tem condições de falar sobre isso de forma completa, essa pessoa provavelmente não deveria ser considerada. A pessoa provavelmente está fazendo uma monumental simplificação, até porque ela não sabe mais que isso.
Chance depende de cada pessoa, não da tecnologia que ela escolhe. Claro que isso pode ter alguma influência. Tem linguagem que alguns dizem que está morta, ou que eu falo o nome e 99% aqui nunca ouviram falar (os velhos não contam), e tá cheio de emprego por aí, até porque poucos sabem ela.

Todas as linguagens podem realizar qualquer tarefa. Que tarefa você vai fazer? Algumas são mais adequadas.

Eu sempre falo, o problema é a atitude certa, mais do que qualquer coisa. Se eu resolver fazer alguma coisa que eu goste e tenho um mínimo de talento (a maioria das coisas não dá), eu vou conseguir em pouco tempo, porque eu vou fazer o que é preciso. Quem não consegue fazer isso tem que se contentar com limitações na vida.

Tente aproveitar o que tem de bom nessas discussões (algumas podem não trazer nada de bom). Essa atitude ajuda. Mantenha a mente aberta. Preste atenção (muita gente não evolui porque nem lê direito o que está na frente dela, muitas pessoas não leem o que está abaixo - eu consigo medir quando leram, e pode ser que esta vão ler, porque eu avisei para ler). Fugir de algumas delas pode ser bom. Pedir para as pessoas melhorarem o que estão dizendo para ajudar você a tomar uma decisão pode ser bom (ou não). Não ser passivo pode ser a melhor ação.

Tudo que você faz na vida tem influência, mesmo que você não perceba, e o que os outros (e outras coisas) fazem, também, na sua vida. E não fazer é algo que se faz também. É aquela coisa "não tomar uma decisão é uma decisão".

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...