Executando verificação de segurança...
2

Eu não estou entendendo bem o mercado atual e tem mudado em questão de meses. Sei que tem vagas sobrando para profissionais qualificados, especialmente com formação básica em ordem, mas está saturado de pessoas sem qualificação ou que acreditam que estão qualificados, o que é pior porque ela acha que não precisa resolver isso. Muitas pessoas acham que são júnior nem nem saber o que isso significa.

Sei que a "menina do RH" (já namorei uma) joga no lixo CVs que não indicam faciulmente que a pessoa sabe o que pede a vaga, mesmo que seja requisito tosco ou que ela não consegue ver algum diferecial. Quando a pessoa recebe centenas ou milhares de currículos ela só olha a apresentação, algumas palavras-chave para decidir se vai ler mais do que aquilo e se vale levar adiante.

Não sei oque fzer, mas de fato vcejo que as pessoas não estão sabendo fazer um CV que chame a atenção.

Eu jamais vou dizer para a pessoa mentir no currículo, mas eu já fiz isso e costuma funcionar em vários casos. Mas eu banquei o que eu menti, precisa ver se você consegue bancar. Ou pelo menos explicar porque mentiu e porque isso foi algo positivo em você e não algo negativo. Precisa de um certo talento e experiência para fazer de forma correta e aceitar que poderá ser julgado como uma pessoa ruim por ter feito isso, o que pode indicar que a vaga também não era boa (desde que você seja convincente e sincero na fase depois do envio. Ter jogo de cintura é uma skill.

Muitos anúncios de vagas são bolados para fazer aquela pessoa menos qualificada nem mandar nada. Eles não querem tudo aquilo, mas querem um cara safo. Eu nunca tinha os requisitos que pediam em todos os emrpegos que eu fui atrás (e conquistei a vaga em todos que fizeram avaliação técnica), e eu batia gente que tinha os requisitos. Hoje isso talevz seja um pouco mais difícil, mas eu mentiria mais :D Mas estou semi aposentando.

Não acho que tenha começado ainda mas acredito que vagas de júnior serão cada vez mais escassas, e vão buscar pessoas com alto potencial nos próximos anos. Ou seja, estou reforçando o que falei no começo, a pessoa precisa saber resolver problemas, raciocinar, aprender corretamente, ter jogo de cintura.

Sei que muitos lugares pedem um diploma, geralmente só para saber se a pessoa não é um analfabeto funcional, o que nem gerante isso hoje em dia, mas esses locais costumam ser ruins, quem sabe contratar não se importa com diploma, se importa com capacidade real.

Veja mais: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao. Falo sobre faculdades e EAD.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...