Executando verificação de segurança...
2

Para entrar na área não precisa nem disso, basta aprender bem e entregar os resultados que os contratantes exigirem.

Fazer uma pós graduação pode dar isso? Pode, mas é improvável, respondi isso em https://www.tabnews.com.br/maniero/74e11e0e-f3ef-49ac-8b4e-10f81f29609a. Geralmente precisa de um esforço absurdamente maior. Uma graduação já costuma não ser suficiente para entrar bem, imagine algo que é praticamente um curso livre curto, mas que dá um certificado mais pomposo.

A maneira como a pessoa adquire seus conhecimentos importa pouco. Pode importar aqui e ali, mas no geral o que importa é o resultado. Algumas pessoas só vão conseguir o resultado com um curso bom, completo, outras conseguem por conta própria. Algumas pessoas se conhecem e sabem oque funciona para elas, outras só vão descobrir depois de tentar uma delas, e ainda algumas nem assim vão descobrir. Pessoas são diferentes. Na dúvida, um curso completo é a solução mais segura. E que pode não dar resultado também. Conheço muita gente com diploma na área que não estão fazendo outras coisas pra sobreviver.

Algum lugar que você queira pode exigir um diploma na área, outros podem exigir só algum diploma, e tem os que querem um diploma e uma pós na área, e terão só o que querem saber se você pode entregar. Se você tiver tudo isso a chance é grande, todos os lugares que tenham vagas serão potenciais empregadores. Mas você só precisa de um lugar querendo você.

O que vai acontecer com você ninguém sabe. Então meio que qualquer resposta é válida. Tudo pode ser. E pode não ser.

Se há divergência sobre o assunto porque você acha que aqui terá a resposta definitiva? Por que não aumentará a divergência? Se ninguém divergir de mim, então o que eu falei é a mais pura verdade?

A melhor área para começar é aquela que você consegue fazer bem. A melhor área é a que domina e faz com força dos fundamentos, aquela que não apenas decorou receitas de bolo. E é aquela que se encaixa bem em uma situação bem específica, que pode mudar a todo momento. O que a pessoa percebe que é melhor pode ser falso. Percepção frequentemente não bate com a realidade.

Quem garante que vai gostar do que vai fazer agora? Esse é um dos motivos porque os iniciantes não conseguem ser contratados. As empresas querem quem vai performar com certeza. Elas não querem apostar. Geralmente quando você começa de novo em algo começa de baixo, tem que aceitar ser estagiário, até provar que se dá bem, que merece oportunidade, que não é só uma aposta.

Tudo pode funcionar para conseguir alguma oportunidade. Pode funcionar ao contrário também. Algumas pessoas expõem publicamente que não devem ser contratadas.

Não existem fórmulas mágicas. Não existem dicas universais que funcionem para todo mundo. As pessoas não executam igual. Então se funcionou para um não significa que acontecerá com outro, pode ser o contrário.

Alguém pode ler sua postagem e dizer "tá aqui um cara com potencial, com uma base boa já, que parece que vai dar certo" e querer contratar. Ou alguém falar "parece uma pessoa perdida, que não entendeu nada como as coisas funcionam" e querem distância. As situações não são controláveis. Você faz o seu melhor, se esforça, se prepara e mostra do que é capaz. Você será avaliado por cada ação que tem.

Eu posso desejar boa sorte além do que eu disse. E posso dizer que eu não sei ajudar muito quem quer algo diferente do que eu sei fazer. Ou seja, eu sei indicar o caminho pesado, o que forma engenheiros que podem realizar qualquer trabalho com muita solidez. Você deu uma indicação que não gosta disso, aí vai ter que procurar um caminho que te agrade e torcer para o mercado ter espaço para isso. Tem época que tem. Parece que o pessoal está reclamando bastante que essa época acabou, não sei se é verdade, provavelmente não, deve ser só uma redução temporária.

Você tem diferenciais em relação a muita gente, se a atitude for a certa terá mais chances. Atitude não se ensina.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Seu comentário foi bom e bem realista (nada só de flores ou de pedras).
Pelo que entendi, o meu caminho depende mais dos meus esforços e dos meus gostos do que uma receita de bolo de algum programador

Eu penso mesmo em começar como estagiário ou voluntário, até porque eu vi que é muito difícil entrar no mercado. Vou aproveitar essas oportunidades para me desenvolver.
Acho que pelo fato de ser físico e quase matemático tenho certas habilidades e atitudes que muita gente gosta e devo usar isso ao meu favor.

De toda forma, obrigado pelo seu comentário