Executando verificação de segurança...
12

Precisaria de melhores argumentos para trocar de tecnologia, sentir apenas não costuma ser uma boa. Porém, de fato, JS não é ideal para vários cenários onde muitos usam, ao mesmo tempo que é bem aceitável em outros cenários, de qualquer forma, JSdá conta de quase qualquer cenário, ainda que em alguns não seja o mais adequado.

Go pode ser uma opção melhor, assim como Java, C# e muitas outras linguagens. Também não vi argumentos para optar por uma delas, mas parece que está falando de performance. Talvez até influenciado por alguma decisão recente de alguém. Se for isso, não é uma boa forma de tomar uma decisão, mesmo que ela seja a melhor a decisão, porque será mais sorte que um trabalho de engenharia.

Não me parece que Go seja baixo nível demais, já que ela não é tão baixo nível assim, muda muito pouco em relação à linguagens de script. A questão de ser "demais" para uma API simples, é se você não precisa da performance ou até da robustez que Go oferece melhor que JS (TS também pode oferecer essa robustez). Quando compara com Java, ou C#, a diferença é pequena, e em muitos cenários essas podem dar até mais performance que Go. A performance de Go não vem automaticamente e pode ser mais difícil de obter que linguagens com mais recursos. A questão sempre será quem está programando, mais que a linguagem, pelo menos quando não há diferença muito grande.

Se você não sabe usar uma linguagem pode ser que tenha mais dificuldades de obter certo resultado, embora a diferença de JS para Go costuma ser bem grande, então só se fizer algo ruim demais que ficaria pior.

Sem sabermos o cenário específico não temos como dizer se o seu caso será benéfico ou não, sequwer sabemeos seu objetivo. Engenharia é analisar todos os aspectos com todos os dados, "sentir" o que é bom é "bruxaria".

O que eu posso dizer é que a maioria das pessoas optam por coisas complexas sem necessidade, isso é o extremamente comum, fazer o simples, na linguagem que for, é uma decisão sábia. Algumas pessoas não conseguem mais fazer o simples, sem ser simplório, já que só aprenderam o complexo. Por isso que sempre falo que estudar toda a computação é a única saída para criar boas soluções, assim não deixa crenças dominarem as decisões.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...