Legal seu relato, mas tem furos aí, provavelmente por ingenuidade, pelo menos é o que passa o texto, se não for isso, então é pior.
Tem toda razão que estão reinventando a roda e a maioria das coisas que aparecem não merecem muita atenção e portanto o aprendizado e uso. Ao mesmo tempo, novidades que não são bem inovações absolutas estão surgindo e algumas merecem alguma dedicação.
Tem toda razão que o importante para aprender são as coisas antigas, mesmo que a crença de alguns achem uma bobagem porque é passado. Mas o que tem de antigo e fundamental é muito vasto e você nunca vai aprender tudo. Chega ser até frustrante não dar para aprender tudo.
Então meu conselho, se puder ser útil, é observar o que vem surgindo, porque algumas coisa pode ser útil, e procurar aprender o que ainda não aprendeu dos fundamentos da computação. E os fundamentos não são o que muita gente acha, mas não vou entrar em detalhes aqui.
Eu posso te garantir que não consegue sequer listar todo o roadmap, quanto mais passado por todo ele.
Eu vou torcer para criar algo novo, mas se os maiores cientistas da computação e engenheiros de softwares mais conhecidos do mundo estão com dificuldade para criar coisas novas relevantes e universais que merecem atenção de todos, eu acho que escolheu uma tarefa bem difícil.
Eu achei que criei um monte de coisa. Nunca criei nada. Eu até concluí por conta própria muita coisa, muita mesmo, e me orgulho disso, mas sempre descobri que alguém tinha feito o mesmo antes, geralmente até melhor.
Para a maioria dos "normais" resta só consumir coisa inventada e montar de um jeito novo cada vez que se trabalha na área, ainda tem muito mérito, especialmente se conseguir criar alguma inovação mais nichada e específica.
Bom resultado de texto, mas ele partiu de uma premissa errada, então perde seu valor. Você pode fazer melhor com a premissa correta.
Eu não gosto do termo roadmap usado neste sentido, acho que ele é deturpado e deturpa a cabeça das pessoas. Roadmap é o que está por vir, é um planejamento do que será lançado, não é sobre passado, não é sobre algo consolidado.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).