Executando verificação de segurança...
2

Começa que "melhor" é inerentemente subjetivo.

Estou assinando embaixo. Só vou fazer uma ressalva, que tem formas melhores de estudar e que funcionam melhor que outras, e isso varia em cada pessoa. Porém, executar essa forma é mais importante que saber qual é a forma. E se a pessoa pergunta para pessoas aleatórias na internet como estudar, ela não vai conseguir implementar o estudo da forma mais adequada.

Confirmo que a melhor forma é ralar muito, gastar tempo, de forma produtiva, descansando, fazendo outras coisas também. E tem que estudar sério, tem que se aprofundar, com material e referências boas, porque se você treinar o erro é ele que fará para sempre, e aí é que enrosca porque quem está começando não sabe fazer essa seleção e vai cair em conteúdo mais fácil, mais bem apresentado, não necessariamente que ensina fazer o certo.

Um ponto que eu vejo muita falha é a pessoa achar que aprende programação no vácuo. Sem já ter uma base razoável de comunicação e expressão, matemática e ciência em geral, ela não irá bem em programação, pode usar a técnica que for, escolher qualquer material, seguir os passos certos, e irá patinar. Se tem falhas com isso resolva primeiro ou concomitantemente (menos eficiente), antes de ser piloto de Formula 1 você precisa saber dirigir um carro.

Nunca vi quem tem dificuldade de interpretar textos, formular perguntas ou afirmações, que não conseguem ter pensamento lógico e entender a relação entre números e outros objetos de conjuntos e resolver problemas simples, e não consegue entender como é o processo que forma o conhecimento, de como fazer hipóteses e questionar, e ainda se dar bem em programação. Ela pode conseguir algum resultado, até porque hoje tem muito auxílio para isso, mas não ir realmente bem.

Se a pessoa não der valor principalmente pelos fundamentos não tem como aprender fazer o certo. Ninguém aprende bem só copiando o que os outros já fizeram, sem se desafiar, sem ter algum "sofrimento", sem criar "cicatrizes", sem entender todos os fundamentos (que não são coisas avançadas como alguns acreditam, o nome já diz isso), conceitos, termos, mecanismos e técnicas. Programar não é decorar sintaxe e seguir o que já foi feito. Programar antes de tudo é resolver problemas. A dificuldade de avanço no estudo costuma ser em função de pular essas coisas.

Estudo é primero entender cada ponto do que é necessário, ver o que já foi estudado por outras pessoas, como elas comunicam isso para você, novamente, de boas fontes, e depois praticar muito até fazer certo.

É muito difícil fazer auto-avaliação em algo que não domina. Por isso quase sempre precisa de ajuda de outras pessoas. Precisa ouvir o que os mais experientes têm a dizer, admitir o erro, pedir para criticarem o que você está fazendo e não apenas elogiar. Elogio faz bem para o ego, não para o estudo.

Estabelece objetivos do que deseja alcançar para escolher os seus melhores caminhos. Vá aprendendo quais são os próximos passos a dar quando dominar bem o passo atual que está. Se os próximos passos não surgirem naturalmente é porque não está estudando certo.

Aprenda pesquisar e questionar o que encontra. Nem vou insistir muito aqui que a internet está cheia de material ruim e errado, e o ChatGPT só reflete isso, esqueça-o por muito tempo ainda, além, de brincadeira, se está começando não saberá ver que ele está te enganando. Se você não conseguir separar o joio do trigo talvez precise de ajuda, mas essa ajuda precisa ser de qualidade, e criamos um problema do ovo e da galinha.

"Boas práticas" devem ser só um guia para descobrir o que estudar. Não as siga cegamente, elas aceleram o aprendizado, mas não formam a pessoa, fica faltando elementos importantes quando opta por confiar nelas. Cuidado porque isso é extremamente difundido como "o melhor".

Não se encante por modinhas, de todos os tipos, até as não passageiras, que parecem as mais deliciosas. Tudo precisa ter um propósito claro e importante.

Se existisse um melhor tão óbvio todos os outros desapareceriam, desapega disso. O melhor de verdade custa muito caro, em todos os sentidos. Tem coisas muito caras que não são melhores. Precisa ser mais pragmático. Estude e pratique. Estudar não é praticar e praticar não é estudo, não abra mão de nenhum deles.

Comece praticar usando a lógica para entender por exemplo que perguntar o que já foi perguntado milhares ou milhões de vezes na internet não produzirá conteúdo novo exclusivo para você, e a chance de obter uma resposta ótima, dedicada e que mude a sua vida, ou seja, a melhor, não é muito diferente de acertar na loteria. Tentar isso não é lógico. Valorize a ciência, evite os achismos. A maioria das pessoas que encontrar na internet não tiveram a sorte de encontrar um caminho tão bom, nem todos percebem que não podem dar bons conselhos. Cuidado! Questione a todos. Pode até questionar isto aqui.

Pode seguir o que eu ou outras pessoas tenham falado tudo aqui, pode faltar algumas coisas, mas se falhar em um só item bom dito, já não estará fazendo o melhor, então mesmo que alguém te diga qual é o melhor não adianta nada se você não usar o que te falaram. A sua preocupação é em fazer o seu melhor, isso é difícil.

O mais difícil é ter boas referências, até porque não existe nenhuma que seja imaculada. Pode pegar o melhor livro, o melhor curso, o melhor profissional de referência, tem falhas em tudo. Se é difícil identificar falhas, imagine classificar tudo isso e dizer qual é o melhor. Ninguém sabe. Desperdiçar tempo com coisas ruins faz parte do processo e é a triste realidade, todo mundo passa por isso, alguns de forma melhor que outros, por sorte ou por competência. Fontes confiáveis cortam caminho, mesmo, e especialmente, as que parecem que não estão cortando caminho. As que parecem cortar caminho tendem ser menos confiáveis, ou pelo menos não costumam ser as "melhores".

Só você é responsável e colherá os benefícios ou prejuízos do caminho que escolher. Entender isso já ajuda muito.

Eu só desejo o melhor para todos. Torço realmente que possa se desenvolver, o mercado precisa muito de pessoas dedicadas, esforçadas e que trilhem o caminho mais correto, mesmo que não seja o melhor, o bom já pode ser interessante, só o ruim é que não tem vantagem, então não caia nessa armadilha.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).