Executando verificação de segurança...
4

Vou responder o que já respondi em vários lugares. Pesquisando tem a resposta de várias pessoas pela internet. Até o ChatGPT sabe dizer, apesar de uma resposta fraca e até boba, não está errada, e é o consenso geral que ele achou por aí, que é só o que ele faz, até quando o consenso é um erro.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e o curso de Engenharia de Software são cursos voltados para a área de Tecnologia da Informação, mas apresentam algumas diferenças em relação aos seus objetivos e abordagens.

O curso de ADS geralmente tem um enfoque mais prático, com uma abordagem mais voltada para o desenvolvimento de software e aplicações, além de contemplar disciplinas voltadas para a análise e design de sistemas. O profissional formado em ADS estará apto a trabalhar com análise, desenvolvimento, teste e manutenção de sistemas e aplicações.

Por outro lado, o curso de Engenharia de Software é mais voltado para a formação de engenheiros de software, profissionais capazes de projetar, desenvolver, testar e manter sistemas de software complexos. O curso tem uma abordagem mais teórica, contemplando disciplinas como modelagem de processos, engenharia de requisitos, gerenciamento de projetos e qualidade de software, além de disciplinas voltadas para programação e desenvolvimento de software.

Em resumo, enquanto o curso de ADS tem uma abordagem mais voltada para o desenvolvimento de software e aplicações, o curso de Engenharia de Software tem uma abordagem mais abrangente, contemplando desde a análise e modelagem até a gestão de projetos e qualidade de software. Ambos os cursos são importantes e formam profissionais capacitados para atuarem em diversas áreas de TI.

Postei para mostrar que as pessoas estão cometendo erro em confiar nisso, espero falar mais em outras oportunidades, é grave o erro humano de seu uso. Agora vamos falar sério.

A única coisa que eu posso afirmar é que o primeiro é um curso tecnológico com duração em torno de 2 a 3 anos em condições normais, e o curso de Engenharia se Software é um bacharelado em torno de 4 anos.

Dá para especular com chance de acerto que o primeiro é um curso mais geral e simplista que ensina o básico de algumas coisas pra entregar a pessoa pro mercado de trabalho rapidamente. O segundo é mais focado no desenvolvimento de software e é muito mais forte nisso, detalhando melhor os processos e preparando melhor.

Claro, sempre depende da qualidade do curso. Já vi show de horrores ao ponto que eu mudei de ideia de recomendar as pessoas fazerem um curso formal sempre, a não ser que a pessoa seja um protótipo de gênio. Cursos ruins são perda de tempo. As pessoas que mais precisam de cursos não conseguem avaliar a qualidade do curso, nem pra cima, nem pra baixo, é pior que cego em tiroteio. Quem avalia melhor pode ser que não precise do curso, pelo menos daquele.

Fora isso, consulte os cursos específicos que pretende fazer, porque, ao contrário da crença popular, o título do curso não determina o que o curso é, salvo um detalhe ou outro. Cada curso tem autonomia para ser do jeito que bem entende. Já vi casos que são o oposto do que as pessoas esperam e que a maioria é.

As definições que verá por aí, em geral de leigos no assunto, é sobre títulos, e isso simplesmente não existe, é só uma percepção. É como falar de títulos de Júnior, Sênior, etc., é só a percepção dela.

As pessoas não deveriam fazer uma escolha tão importante sem muita informação sobre o curso que pretende. O curso específico, não o título. Tem que pesquisar, tem que ir lá e falar com o corpo docente, tem que se aprofundar tanto ou mais do que fará (espero) durante o curso. Mostre comprometimento, porque o curso, se for bom, exigirá muita dedicação (se não exigir você já sabe que ele é marketeiro).

E não deixe algo tão importante na sua vida ser decidida por pessoas aleatórias na internet.

Eu sei qual curso eu faria hoje, eu fiz uma boa escolha entre o que tinha à disposição na época que fiz, mas não sei o que é bom pra você, ainda mais sem saber quais os cursos específicos que pretende, e sem eu mesmo conhecer como esses cursos são hoje. Qualquer tentativa de dizer algo fica complicado. E não vai achar alguém que conheça os dois ou mais cursos que está olhando. Ninguém fez os dois para comparar.

No mínimo procure a grade e ementário do curso. Mas isso é o mínimo mesmo.

O que a pessoa será depende dela e não do curso. Algumas pessoas se darão bem com qualquer curso ou sem nenhum, outras irão mal com o melhor curso, ainda que o mais provável é que ela não alcance o melhor curso (os melhores cursos só são assim porque "todo mundo" lá é bom). Cursos não são entidades mágicas, as pessoas são responsáveis pelo seu sucesso.

Ah, curso bom não é adestramento.

Eu levei meu curso a sério, mas hoje eu teria mais condições de fazer ele valer mais do que fiz. Se eu fosse decidir hoje eu teria decidido por coisas diferentes (até seria obrigado porque meu curso nem existe mais). Talvez eu tivesse escolhido ES se eu achasse um bom curso, mas só em uma pesquisa séria eu decidiria isso. Um curso ruim eu não faria, o meu curso foi bem mais ou menos, mas bom para os parâmetros atuais de boa parte dos cursos.

Espero que ajude, mais que atrapalhe, não é fácil. A resposta simples provavelmente atrapalharia. Tente decidir por mais que percepções.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...