O mais importante do vídeo, que realmente é muito bom, e provavelmente foi o vídeo dele que mais aprendi, até por ser de uma área que sei pouco e não pretendo saber muito mais do que ele falou ali, é que o tal crescimento exponencial da IA não vai acontecer, pelo exato contrário, será cada vez mais difícil. Isso eu não tinha me atentado pela falta de conhecimento. Não tenho certeza que ele está certo, mas faz sentido, e ele não costuma dar uma deslizada tão grande.
Eu já sabia das conclusões, exceto a questão da curva ser descendente e não ascendente, como as pessoas acreditam, e sempre falei delas aqui e em outros lugares. Não vai demorar o dia que as pessoas que estão glorificando a IA, que estão falando que ela pensa, que é criativa, que produz resultados extraordinários, que vai substituir as pessoas, a não ser em questões bem básicas, que vai revolucionar o mundo em ordens de magnitude nunca vistos, vão todos passar como ingênuos, quando depois de alguém mostrar o erro a pessoa recue quando é mostrado que a percepção é fruto de ignorância, que é super normal ter quando o assunto é novo, ninguém escapa no começo, embora é melhor segurar um pouco a onda e não sair falando sobre o que não entende, ou serão idiotas quando a pessoa mistura com arrogância.
É possível ainda descobrirem uma forma muito mais sofisticada completamente diferente do que se faz hoje e mudar o panorama. Pode ser que computadores quânticos dê um gás muito maior na velocidade e capacidade do que é feito (estou falando de pura ignorância mesmo, só porque me parece fazer sentido com as poucas informações que tenho sobre o assunto), mas mesmo isso não será nada tão brutal quanto é necessário para vivermos a revolução da máquinas e fazer a Sarah Connor olhar feio para você.
Até mesmo especialistas em IA (não de computação), sem ser irônico, estou falando de pessoas que estão estudando o fenômeno, anda falando publicamente muita besteira sobre o assunto. Se a pessoa não for boa de matemática e ciência com profundidade, não sabe do que está falando. Por isso eu evito falar demais. Eu fico impressionado como algumas pessoas expõem a fraqueza de seu doutorado (não em IA, claro). Óbvio que existem muitas pessoas falando algo que faz mais sentido.
Mais uma ajuda para as pessoas entenderem em termos não técnicos, e eu diria até mais interessantes para a maioria da pessoas ("quase ninguém" entendeu o que o Akita disse, muito bem por sinal), inclusive para entender algo da sociedade, além de IA. Estou indicando porque é bom! Inclusive os comentários que são muito acima da média que se vê na internet.
Notícia que foi divulgada hoje aqui na newsletter: https://cacm.acm.org/blogs/blog-cacm/273577-ai-does-not-help-programmers/fulltext. Eu acho que inclui até mesmo os programadores que dizem que estão usando o ChatGPT para programar melhor e eu fico assombrando como eu sou burro e não consigo. Eu uso a IA, muitas vezes com a mesma tecnologia do ChatGPT, portém mais especializado, para ajudar em algum detalhe ou outro, mas não chego nem perto de ter a ajuda que alguns dizem ter, que ninguém demonstra, só fala que o ganho é assombroso. Vai entender o que passa na cabeça dessas pessoas. Há ganho sim em usar essas ferramentas, alguns já usam melhor que outros, mas o ganho de fazer algo no computador iniciado no século passado pode ter sido mais brutal que a IA entrega, certamente mais do que a IA ajuda hoje, só que essa ajuda específica para programadores não existia até uns meses/anos atrás. E vai melhorar, mas, novamente, só substituirá os "programadores" (note as aspas), mas depois do vídeo do AKita eu já questiono se acontecerá tanto quanto eu achava, pode ser, porque ainda não sabemos de tudo, mas não será com o que existe hoje.
Pra finalizar, a parte que mais adoro é ele batendo na imprensa (tradicional, não estamos falando "jornalismo" de redes sociais) que espalha muita fake news sobre o assunto, e ajuda gerar a histeria que vem acontecendo.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).