Executando verificação de segurança...
1

Martin Fowler, o mesmo que disse que distribuição é o problema mais difícil de resolver? E que você não deve fazer uma arquitetura de microsserviços até ela ser absolutamente necessária? Ou seja, você deve fugir disso como o diabo foge da cruz. Se não tiver jeito, aí você abraça.

Dá para perceber por esses princípios que você só deve pensar nisso em uma equipe com milhares de programadores, eventualmente centenas, quase nunca de dezenas? E que alguns dizem que aprenderam a fazer tudo isso sozinhos? É como dizer que aprendeu administrar uma empresa como a Google sendo estagiário da padaria do seu Manuel.

O pior que pode acontecer com a pessoa tentando mexer com isso é ela ser ingênua sobre o que é microsserviços, o tamanho da complexidade isso, o custo monstruoso que ele é, não só em valores financeiros, e como tem tudo para dar errado. Ou tentar fazer para por no currículo.

Então só vale a pena se for muito natural adotá-lo. E este texto ajuda um pouco a indicar isso, como tantos outros. Não é à toa que muitas empresas estão voltando atrás e pareando com essa insanidade, pelo menos onde ele não é necessário.

Você sabe que alguns dos maiores sites do mundo não usam, né? Ou seja, dá para escalar, e de forma mais fácil, sem usar arquitetura de microsserviços.

Fazer microsserviço pontual, usar a arquitetura de forma natural, é outra coisa. Mas aí quase ninguém vai falar em tudo isso.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Não acho que isso esteja correto, é sim distribuição pode sim ser o problema mais difícil de resolver afinal é só imaginar uma aplicação monolítica aonde cada parte do deploy deve ser cuidadosamente feita, e claro microsserviços não é algo simples de se lidar mas também não é um monstro do mal, creio eu que tanto monólitos e microsserviços tem grandes chances de acarretarem problemas futuros desde que sejam mal arquitetados