Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
7

Achei bem legal a dica e será útil para todos.

Mas me deixe falar sobre a minha experiência.

Em 100% dos empregos que tive, alguns mais do que outros, eles mentiram nas respostas a perguntas desse tipo. Em alguns casos não foi problema, em outros foi um enorme problema e não deu certo por causa da mentira deles. Como todo mundo, as pessoas não querem falar de seus defeitos.

Vai no https://www.glassdoor.com.br/index.htm. Era pra funcionar bem. Mas como em todo conteúdo produzido por massas, especialmente no Brasil, avacalharam. Se a pessoa for bem esperta pega as mentiras em boa parte das avaliações, mas não em todas. Por incrível que pareça as que falam mal da empresa tendem a ser mais verdadeiras ou pelo menos as pessoas acreditam mais no que estão falando. As que falam bem é mais comum que seja só a experiência de exceção da pessoa ou, mais comum ainda, ela faz a avaliação assim como marketing pessoal, e está mentindo deliberadamente, estilo Linkedisney.

E claro que eu fui lá ver sobre as empresas que trabalhei. Não posso falar de todos os tempos, mesmo tendo algumas informações privilegiadas, mas você vê quando é a cara da empresa ou não, quando tem coerência, quando a pessoa está atacando só porque está revoltada, o que também é muito comum, ou quando está falando bem porque é do interesse dela, não dos que lerão aquilo.

É raro uma empresa ser a maravilha que vendem. E até prêmios do tipo "Melhores lugares para se trabalhar" são forjados ou comprados (depende do prêmio). Eu já participei de processo assim e vi como é só um instrumento de marketing que pode ser conquistado falsamente.

Não tem muito o que fazer, pode tentar ter subsídios para depois mostrar para eles que não deu certo porque mentiram. Pode evitar alguns casos onde são sinceros (que é onde poderia dar mais certo pela atitude).

Toda empresa tem problemas. Algumas mais que outras, até podendo ser bem sério. E pode ser de várias naturezas e origens, pode nem ser da cúpula. Pode ser útil perguntar para ver se o problema vai te afetar ou não. Tem caso que uma resposta ruim para uma pessoa seja boa para você. Nem todo problema é algo inaceitável, inadministrável ou que seja ruim para você. Essa entrevista reversa é para ajudar você ver se tem chance boa ou não ali.

Se você for bom e estiver difícil contratar alguém bom, a chance de mentirem para você é maior.

A sinceridade de todos pode fechar portas, mas é melhor assim. Para quase todo mundo tem um lugar adequado. Tem casos que é necessário mentir mesmo. É uma pena se tem que mentir porque precisa desesperadamente do emprego. Ou aceitar a mentira contada pelo mesmo motivo.

Claro que isso vale mais para as duas primeiras que tem um objetivo diferente das últimas, que eu acho menos importante para você, mas mostra algum compromisso com eles e pode ajudar a definir alguma questão. Em geral não importam muito porque você não terá tempo para aprender nada até começar (tem lugar que não é assim) e tem caso que o selecionador está bem preparado ou muito mal preparado para a pergunta ter valor, para um lado ou outro.

Isso dá ideia para perguntas mais específicas. Algumas podem surgir conhecendo mais sobre a empresa. O ideal é um extensivo tour podendo conversar com todos que você vai trabalhar e com liberdade. Muitos vão mentir, vão pegar só a parte boa, vão achar que eles estão sendo testados. Tem que ser esperto para entender os subtextos, fazer as perguntas certas para descobrir as incoerências, nada diferente do que um bom desenvolvedor tem que saber fazer quando estiver empregado.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...