Defina favorito.
É o que uso mais?
É o que gosto mais? Mas se eu uso um absurdamente mais que os outros, porque eu gostaria de algo diferente do que uso mais?
Favorito não pode ser platônico, na minha concepção. É como socialista, a pessoa adora, mas não pratica, não faz sentido, o sistema econômico favorito dessa pessoa é o capitalismo, mesmo que ela diga o contrário. Eu acho que a pessoa deve executar o seu favorito. E não estou sendo sarcástico, não á para sacanear a pessoa, eu acho isso mesmo. Eu gosto das ideias socialistas, só que até agora meu favorito é outro, se der para isso mudar um dia, será legal.
Eu tenho um certo apreço por algumas coisas, acho interessante a mecânica, mas não consigo achar algo que claramente seria melhor adotá-lo.
Então o que uso mais, e acaba sendo o que gosto mais, é o imperativo.
Tem exceções, raríssimas, mas deve ser o seu também.
Eu gosto de estudar outros até para ter mais repertório, mas até se eu fosse fazer um compilador onde o funcional se encaixa bem, eu ainda usaria o imperativo, assim como quase todos os outros compiladores foram feitos.
Tem caso que outros paradigmas podem ajudar, mas quase sempre a escolha é feita por fetiche.
Até IA usada hoje prefere usar imperativo e não o paradigam que foi criado para ela.
Acabei citando todos os paradigmas completos que existem, se alguém gostar de outro não será o que usa mais, o que fica meio estranho.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).