No momento que tenho percebido mais problema do que ajuda. Estou experimentado, o Copilot promete bons resultados, e pode ser que use mais em futuras versões. O ChatGPT eu acho bem ruim, só me atrasa, e vai demorar muito para usar, talvez nunca para esse fim.
Eu acho que o mundo, "pra variar", estará dividido em duas bolhas, uma que adora a ferramentas e as que não enxergam valor nela. Eu não consigo ver muito valor nela, hoje, e acho estranho que pessoas que têm mais dificuldades conseguirem resultado que os que têm menos dificuldades não conseguirem.
Me parece que cada vez mais acontece das pessoas acreditarem em coisas ruins e irreais. Por enquanto é só minha percepção, mas parece ser corroborada com pessoas que estão estudando o assunto. Parece que há entendimento que as pessoas têm créditos para a IA, pelo menos algumas ferramentas, que ela não tem. Estão confiando em coisas inconfiáveis, e justamente por ter necessidade dela para ajudar não possuem o senso crítico necessário para usar de forma adequada.
Eu espero chegar o momento que ela fique bem mais adequada. Mas acho que será mais para quem precisa menos.
Hoje para você fazer a pergunta certa, do jeito certo, verificar a confiabilidade, tentar de novos várias vezes, até chegar em um bom resultado custa mais caro do que eu fazer sem a ajuda. E acho que muita gente que está vendo ajuda é porque está aceitando qualquer porcaria que a IA vomita. Veja só, é minha percepção, posso estar enganado. Mas se eu não estiver, azar dessas pessoas. Minha percepção vem de ver algumas pessoas usando e é o que acontece. Dizer que usa certo é diferente de usar.
Acho que cada um faz o que achar melhor, e colhe as consequências boas ou ruins. Eu espero poder colher as boas o mais rápido possível, mas ainda não consegui a não ser com muito esforço.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).