Multi-threading por exemplo. Rodar sem a dependência de outro software. Atender a mesma quantidade de requisições com o mesmo recurso (chega dar diferenças brutais). Acesso a vetorização por hardware de forma direta. Daria para pegar outras coisas.
a mais poderosa pela versatilidade, pela curva fácil de aprendizagem, pelo alto nível de controle e um sem fim de qualidades
Também nada disso quer dizer alguma coisa, principalmente a parte final, que se pegar item por item certamente é até o contrário, ficou parecendo propaganda de TV. E quando usa "a mais poderosa" carrega um viés monumental. A maioria dos programadores discordam disso, já que é pra ficar na subbjetividade. Dá para criticar outras coisas, como a curva rápida de aprendizagem que é bom para fazer pequenas cosias, para um sistema enorme, isso não tem a menor relevância.
Não dá para fazer nada que ocupe pouca memória, todas as tecnologias web são devoradoras de memória. PHP inclusive, mas as pessoas não percebem porque roda o script e morre. Não é difícil um script que faz pouca coisa passar de 100MB, tem casos de mais de 300MB e até muito acima disso. Tenho um servidor cheio de scripts assim.
A crítica que se faz é justamente carregar um browser para fazer algo que não precisa disso. E só faz aplicação pesada nativa quem não sabe o que está fazendo. Para web não tem escolha.
Já estão fazendo aplicações em C# com pouco mais de 1MB e não enxugaram tudo o que pode, está melhorando em cada versão. Já fizeram com 4KB, e não era Hello World, era um joguinho simples (mas não vou contar porque mudaram o .NET para conseguir isso). Qualquer front web tem um trambolhão que facilmente chega a 2GB. Se for backend eu não sei o quanto tá de tamanho do Node, mas precisa de algo nada leve. E não sei porque não mudam para Deno ou Bun que são um pouco mais leves e com mais recursos. Bem, sei, é a tal da modinha, as pessoas só vão mudar se todo mundo estiver mudando, então nada acontece.
Mas pra mim o mais relevante não é isso, a experiência de usuário pior porque é web, com ou sem JS.