Algumas enfatizam outras coisas, eu por exemplo. Mas não para todo mundo. Eu costumo separar quem quer ser um programador ou um desenvolvedor de software de primeira linha.
O que mais tem na internet é fake news, no mínimo porque não tem explicação, não tem contexto, não tem sustentação. Até quando acerta nessas circunstâncias, deveria ser considerado errado. A internet é a casa do capeta. A mentira repetida mil vezes "vira" verdade.
A IA está revolucionando o mundo, sem as pessoas perceberem (se você acha que está percebendo, você tem muito estudo na área, ou está percebendo errado). Vai impor enormes problemas para as pessoas que estão chegando no mercado e é necessário muito mais esforço e estruturação que havia antes. E a internet está entregando o oposto (não sei como isso foi acontecer. Os últimos comentários que fiz aqui mostram mais sobre isso.
As pessoas não sabem nem sequer pesquisar bem (aqui pelo menos parece que teve alguma). Mas só pesquisar não basta, precisa empregar método científico nisso, porque está cada vez mais difícil separar o joio do trigo, já que a facilidade de criar conteúdo fez todo mundo criar, com qualidades bem variáveis, e quem produz algo melhor está ficando cada vez mais enterrado no volume do que é ruim. E o mundo está cada vez mais sendo ditado por marketeiros e não cientistas. É pior do que parece. E é isso que a pessoa precisa combater. E o pior é muita gente dizendo que tudo ficará bem e está fácil.
Quem quer ser o programador que será substituído, mesmo que parcialmente, pela IA, ou que alguém que se preparou só um pouco mais, é fácil mesmo, só não é sustentável. Essas pessoas já ganham hoje menos que uma pessoa que faz faxinas, e vai piorar, até porque ainda está longe do robô fazer uma faxina razoável, poderá só limpar algo muito simples.
As pessoas que percebem que precisam de algo muito acima sentem dor para chegar nisso. Não sei explicar tão bem, mas é o que está acontecendo em casa, na escola e o resto da sociedade que incentiva o "passar a mão na cabeça" que parece algo altruísta, mas é bem egoísta.
Cada um escolhe o que quer, mas se a pessoa não é uma rara exceção, o caminho mais fácil não dará certo no longo prazo. Fazer dancinha mo TikTok tem mais futuro para a maioria. Eu só não sei quanto tempo ainda dá para aproveitar.
Quem só olha para a caga existente nesta semana (as pessoas fazem muito isso) ou que seja no ano, está começando mal.
O que importa para quem quer ficar são os fundamentos. Quem não começa com foco assim poderá correr atrás depois, mas estará bem viciado que não conseguirá competir com quem começou certo desde o início. Começar de outra forma dá mais força para a pessoa, mas está cada vez mais comum não perceberem isso, negarem quando contam, e preferirem a recompensa imediata, onde vai comer um chocolate agora do que comer dois depois.
Eu até gosto de indicar algo mais difícil para começar para saber se a pessoa tem futuro ou não. Se ela enroscar logo de cara, pode ser uma boa, é uma boa dica. A IA não vai acabar com quem tem vocação real.
Todos os 7 itens podem ser usados em outras linguagens (talvez exceto parcialmente o 6, por falha do navegador e mesmo assim quando olha o todo pode ser mais eficiente). Eu não confrontei todas as linguagens, mas C# atende tudo com vantagens (tem alguma desvantagem também, claro). Na verdade, quem não tem fundamento tende a fazer web o que nem deveria ser web.
Observou? Faz sentido para você?
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).