Briga? Eu não diria isso.
Recrutadores tem de todo tipo. Não podemos generalizar o que eles fazem. Em geral o processo é muito fraco? Sim, acontece muito.
Os melhores lugares querem os melhores candidatos. E eles tendem a saber fazer o que é necessário para conseguí-los.
Eu mesmo tenho uma experiência de uma vaga que eu peguei onde dizia que as pessoas deveriam ser formadas na USP, GV ou Mackenzie. O que já começa a te responder. E eu não estudei em nenhuma dessas. Eu fui contratado e as pessoas formadas nessas faculdades não foram.
Acho um pouco estranho tratarem as universidades públicas como federais, porque existem outras formas. Mas vamos lá.
Quem é formado nessas universidades, de forma geral, já passou por uma seleção, e fez um curso mais puxado, então a chance de ser um profissional melhor se estudou em uma delas é mais alto, não há dúvidas disso e um recrutador que sabe disso só está fazendo bem seu trabalho.
Ele fará mal o trabalho se só olhar assim e desconsiderar outros candidatos.
Isso é preconceito? Não sei. Pode ser. Da mesma forma que achar que recrutadores são ruins porque alguns deles são ruins mesmo. Preconceito não é de todo ruim e serve a algum propósito. Discriminação é um problema enorme e e até crime. Se acha que está havendo uma, então tem que provar para conseguir alguma coisa. E tem que fazer com o caso concreto, acusar de forma geral é errado. Se entrar nessa linha precisa apresentar algo concreto, caso contrário tem que considerar boa fé.
Já pensou que o problema pode ser outro? Só estou questionando. Sempre é possível. Eu não tenho como afirmar nada.
Mas posso dizer por exemplo que não sou muito fã de cursos que os alunos gostam muito. Claro que tem maneiras de gostar, e depende da pessoa. Dizer que não sou muito fã significa que me levanta a sobrancelha, só isso, eu não vou julgar o curso só por isso, ainda mais se for por uma pessoa que eu não conheço. Porque curso bom é que causa dor no aluno. Eu sei que muita gente discorda e por isso que as pessoas estão cada vez mais mal formadas. É uma pena. Mas se está todo mundo feliz, então está bem, certo?
Em cursos fracos, que funcionam mais para atender o mercado e não formar profissionais de primeira linha, é óbvio que quem sai de lá tem mais chance de ser rechaçado em um processo seletivo. E cursos de universidades públicas ainda provocam um pouco de dor. Não tanto quanto antes, já não é mais como era no passado, que gerava abusos, mas agora acontece o oposto para atingir metas.
Note que eu não estou acusando nenhum curso, falo genericamente. Existem cursos assim, não estou falando quais.
Eu se fosse você, não tendo nada que atrapalhasse, eu tendo a oportunidade de fazer uma federal, eu provavelmente faria. Claro que eu analisaria bem antes de tomar uma decisão, porque existem cursos federais não tão bons assim. Os recrutadores deveriam saber disso. Espero que saibam. Eu fiz o curso que fiz porque era o mais adequado para minha situação. Eram outros tempos, hoje eu faria diferente.
O mundo é o que é, temos que fazer o nosso melhor, não adianta reclamar dele. Podemos fazer alguns alertas para quem quiser mudar algo, mas não muito mais que isso.
Curso bom é aquele que tem aluno bom. Uma coisa puxa a outra.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).