Executando verificação de segurança...
5

Sim, é verdade. E pode torná-lo mais sujo. Depende do quanto a pessoa entende a computação como um todo e o quanto a pessoa só está seguindo uma receita de bolo que viu em rede social sem saber se a pessoa conhece o que está dizendo ou só repetindo o que outra falou, por isso em geral os exemplos são só em obviedades ou em caso ruim, a pessoa aprende a técncia mas não como usá-la corretamente, e é assim que ela começa treinar o erro.

Também é verdade que em muitos casos não faz muita diferença e a discussão é boba.

Algumas pessoas também pregam o single exit. E eu rebato em parte isso. Curioso como algo que era o suprassumo da programação agora é detestado e pregam o oposto. Mais uma coisa que mostra o que eu falei no primeiro parágrafo. As pessoas não adotam essas coisas porque entendem o que estão fazendo.

Eu falarei mais sobre como as coisas se tornam virais mesmo sem fundamento e sustentação. E o primeiro vídeo do meu canal falará no geral sobre isso e como estraga nossa indústria. Darei inclusive uma picelada na excrescência que é o tal do Object Calisthenics, nem tanto por ele, mas a motivação da adoação dele, e depois terá um vídeo só pra ele falando de cada um dos itens e porque você "deve" adotar ou não, mas nunca mais adotar algo porque alguém achou um título bonitinho e esse surubão viralizou.

Eu dei uma olhada por cima no original e os comentários, alguns ótimos e acrescenta algo importante que muita gente não percebe, alguns nem tanto (em geral os mais curtos), mas o mais importante é que existem casos que fica pior não usar o else e outros, mesmo que pareça ficar melhor, não expressa da maneira correta o que está se fazendo ali.

Aliás me deu a ideia de fazer algo sobre como o curto para aprendizado quase sempre é uma má ideia.

Todo artigo que mostre que tem um outro lado e não é uma "regra de ouro" merece meu positivo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...