Quem fala? O que falam? Por que falam? Qualquer frontend? Ou só web? Imagino que seja web, né? Boa parte das vezes é disso que estão falando, mas não é a única forma. E tem que ter frontend, falando mal ou não, ele existe. Então precisamos definir melhor do que está sendo tratado aqui.
A discussão pode ser interessante, mas precisaria mostrar exemplos. Eu nem sei de nada disso. E não sei se é uma visão generalizada, se é um viés enorme. Eu vejo muito alguém ver "três" pessoas falando algo, contra 3 milhões, e pode parecer que elas são significativas.
Quem fala é influencer? Ganha dinheiro fazendo polêmica? Só ignore, a pessoa, não só o conteúdo. Ela faz mal para você. E como ela influencia, pode ser que outras pessoas repitam o que ela fala. Não seja essa pessoa, não dê valor para isso.
Está falando mal ou está apresentando críticas sensatas e realistas? Faz uma diferença enorme. E aí quem é fanboy vai se revoltar com a crítica porque ela não aceita que o que ela é apaixonada pode ter defeitos.
Eu faço críticas ao uso abusivo de web para tudo. Eu posso demonstrar isso, e farei em breve. Mas ela é extremamente útil em certos cenários, e até deve ser usada onde algumas pessoas preferem fazer um app.
Eu já falei várias vezes e vou centralizar todo conteúdo sobre como as tecnologias web são cheias de falhas. Mas também falo que é útil e dá para fazer coisas incríveis. Que mesmo com problemas, não é uma porcaria, só poderia ser melhor.
Eu reclamo que alguns lugares usam web de forma equivocada e fere a minha, a sua e a experiência de todo usuário que precisar acessar aquilo. Vou criar conteúdo sobre isso e espero que ajude um pouquinho a melhorar, pelo menos o objetivo será esse, não jogar pedra em nada.
Eventualmente posso falar que desenvolvedores web tendem a ser menos qualificados, mas apenas para mostrar que as pessoas precisam melhorar. Existe caso que o trabalho de front é muito design e diagramação e pouco uso de algoritmos e estruturas de dados, em oposição ao backend por exemplo, e conhecimento apenas parcial de como uma aplicação web funciona.
Obviamente que não é todo mundo, e é claro que em alguns casos não precisa mesmo ser tão bom para fazer para web, mas faz diferença quando a pessoa aplica engenharia no que faz. Isso não é para atacar a pessoa, é relato e constatação de algo que é preciso ter em mente para entender melhor como é o mercado. Algumas pessoas podem ficar bravas, mas a raiva dela só deixa mais cega e não leva a algo bom. Azar o dela.
Se tivesse postado o que estão falando eu poderia dar opinião sobre cada ponto, e dizer se concordo ou não. Tem uma chance razoável de eu achar que a pessoa está exagerando ou aquilo é falso. Ou pelo menos que não está expondo os dois lados. Mas posso dar razão para a pessoa.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).