C++ não costuma ser uma boa linguagem para iniciantes.
Geralmente a linguagem é usada quando precisa de exagerada eficiência ou controle total do que está fazendo para aproveitar bem cada ciclo de processamento, cada byte de memória, todo controle sobre as chamadas ao sistema operacional, de forma bem determinística, e acesso direto ao hardware.
Na verdade é bem simples saber quando escolher usar C++. Se você não tiver informação aprofundada sobre ela, e tiver muito claro que o seu problema exige ela, o que inclui um grande domínio sobre computação em geral e linguagens, considere que você não precisa e não pode usar C++, certamente terá outra linguagem mais adequada.
Muita coisa que no passado talvez exigisse C++ hoje não é mais assim. Qual seria a linguagem ideal depende muito dos requisitos específicos do projeto. Sempre que tiver dificuldade de definir os requisitos do projeto, provavelmente ele não precisa de C++ ou então você não dará conta de fazê-lo, já que saber bem os requisitos, com todos os detalhes é primordial.
Você pode escolher várias linguagens como se fosse uma escolha de receita de bolo, mas C++ não, precisa de bastante comprometimento.
Claro que pode só escolher e usar, pode dar sorte de ser a linguagem adequada, mas a chance maior é que está usando um canhão para matar passarinho.
C++ é a linguagem mais mainstream mais complexa que existe para aprender e de certa forma para usar.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).