Executando verificação de segurança...
24

Grande parte das informações que você verá na internet são fake news. A internet é maravilhosa, mas deu voz para quem não entende dos assuntos a serem tratados. Os espaços foram abertos e aconteceu como no Campo dos Sonhos. O Kevin Costner construiu e eles vieram. Boa parte das informações que encontrará na rede de computadores será falsa porque a pessoa aprendeu com informações falsas. E vai virando um telefone sem fio.

Mesmo lugares mais confiáveis, como a Wikipedia (em inglês, a pt é conhecida por ser bem menos confiável) tem erros e tem que tomar cuidado. Livros possuem erros. Um curso em uma universidade conceituada pode ensinar algo errado para alguém. Todos estão sujeitos a erros, inclusive eu, claro. Mas nada se compara aos "fóruns* de internet.

Eu imagino que comunidades Discord devem ser parecidas com outras comunidades do tipo e são piores ainda, porque é um grupo limitado de pessoas e boa parte é ruim naquilo que está falando. Há pouca criticidade no que é discutido. Em algumas das tais "comunidades" eu vejo que é incentivado o "quanto pior, melhor". Aqui mesmo vira e mexe vem alguém pregando isso. Em alguns casos ninguém contesta, nem mesmo eu. Cansa. Na maioria dos lugares não tem uma só pessoa para contestar.

Entenda, o grosso da informação que as pessoas vão emitir está errada em algum nível. Se eu me meter a falar de gastronomia terá muito erro, provavelmente qualquer outro assunto, exceto um. Sobre computação, em algumas partes, eu terei menos erros.

Java é uma linguagem complexa. Poderia ser mais, e poderia ser menos, mas é complexa. Ela foi criada para fazer sistemas chamados enterprise. Se você comparar com linguagens de script é claro que ela é muito mais complexa. Se comparar com linguagens chamadas de sistemas ela pode ser mais simples (depende do que compara).

Ela não é tão difícil de aprender, mas não é das mais fáceis. Ela não é um absurdo para dominar, mas saber de tudo demora bastante. Ela não é das mais difíceis de usar, mas não é das mais fáceis.

As pessoas falam mal de algo que não gostam. Muitas vezes do que não usam. Algumas raras pessoas fazem críticas pontuais, equilibradas, com argumentos, com contraponto. Dá trabalho fazer isso. E desagrada muita gente porque tem "muito para ler".

Ela é um pouco complexa porque ela é poderosa. O ruim seria a complexidade sem poder. O graal das linguagens seria simplicidade com poder. Em algum nível algumas conseguem, mas perdem em alguma outra coisa que não fica tão bom assim. Ela também tem bem mais robustez que outras linguagens, isso cobra um preço de complexidade.

Java serve para alguns cenários muito bem. Não tanto para outras.

Boa parte das pessoas que falam isso são fanboys de outras linguagens ou haters. Elas não estudaram o assunto, muitas vezes só reproduzem o que ouviram dizer.

Eu faço piadas com Java, faço críticas, mas reconheço seus méritos. Com tudo é assim. Os melhores programadores Java entendem isso, então muita gente acata o que eu digo, outros viram meus haters. Tem linguagens que são piores. Quando faço críticas ao PHP, que uso bastante antes de alguns terem nascido e até hoje, é raro alguém aceitar. As críticas são tão sustentadas quanto Java. Tem linguagens que são aceitas quase unanimemente. Isso diz muito sobre os usuários de cada linguagem.

Eu prefiro C# sobre Java por várias razões que não cabem aqui. C# é mais complexa e mais simples de usar. Por exemplo é menos verbosa, uma crítica que se faz ao Java, embora tenha melhorado um pouco ultimamente.

Não dá para comparar Java com C ou Python. É como comparar bolo com ração para gado.

As linguagens de script estão querendo cada vez mais se tornarem enterprise. Os grandes projetos se beneficiam mais desse tipo de linguagem. Pode ver JS, PHP, Python e outras como estão fazendo esse caminho. Então é melhor usar uma linguagem que foi pensada assim desde o dia 0, como Java ou C#. Nenhum problema, pelo contrário, quando a pessoa usa linguagem de script para fazer scripts, por isso sempre tenho uma na manga.

Java é chatinha para facilitar a vida em projetos que vão durar.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Perfeito! Já era fã das suas respostas lá no Quora, que bom que veio para cá também.

No fim, ser fanboy de linguagem de programação é apenas perda de tempo se não souber quais os pontos fortes e fracos de cada linguagem e quando usar cada uma, não aprendeu nada.

No fim do dia me dá mais prazer programar em Python, pela beleza e simplicidade do código, e me dá mais segurança programar em Java com suas mil especificações 😁