Executando verificação de segurança...
3

Não use microsserviços, é fácil e escalável quando a pessoa sabe o que está fazendo. Microsserviços traz enormes problemas e quase ninguém precisa disto.

O Stack Overflow costumava estar ntre os 30 sites mais acessados do mundo e rodava sem isso e até conseguiam rodar com 1 servidor (nem tão caro assim). O Instagram não usa, a Wikipedia, a lista é enorme.

Não é coincidência que muitos que adotaram estão voltando atrás e obtendo melhores resultados. Mostraram que eram inexperientes (mesmo os doutores das grandes big techs), mas pelo menos não mostraram teimosia quando os fatos prevaleceram.

Microsserviços é modinha, é extremamente difícil a não ser que a necessidade seja boba demais, o que elimina por completo a necessidade dele, e especialmente com PHP faz menos sentido ainda. Fazer consistência em microsserviços costuma tirar o benefício que ele traz. Quase ninguém precisa dele e em raríssimas situações ele se paga pela complexidade gerada. Já dei consultoria onde o problema de escala foi sanado justamente tirando essa arquitetura e fazendo o simples certo. Fora que ele custa muito caro (se não custar, novamente, é porque está adotando por zero necessidade).

As pessoas adotam só porque querem parecer que são excelentes profissioansi que manjam de tudo, o que acaba acontecendo o contrário. Dizem que "você não a Netflix para adotar isso". Não sei nem se eles precisam de fato, pelo menos não de forma completa (alguns microsserviços pontuais, mas não a arquitetura toda pode ser útil em alguns casos). O Spotify que deu origem à modinha (não que tenha inventado) é cheio de problemas, mas eles podem, eles não precisam de consistência. E depois de um tempo a produtividade deles caiu brutalmente.

Aliás se mudar de PHP e principalmente de Laravel, já escala brutalmente melhor de forma simples. Mas nem estou sugerindo isso porque pode escalar melhor até de outras formas.

Mesmo que tenha a necessidade, microsserviços só deveria ser adotado por uma equipe (grande, até porque faz zero sentido fazer em equipe pequena) extremamente experiente e especializada no assunto.

Para alguma pessoas tanto faz:

Monte de merda grande e monte de merda pequena representando as duas arquiteturas

Sei que desagrada alguns, mas faço minha parte, cada um decide o que achar melhor e araca com as consequências.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...