Executando verificação de segurança...
3

Para complementar além disso, que é fundamental postar aqui, conforme colocado na postagem original, OOP não é fundamental em C++, e embora popular, muitos códigos são feitos sem nada disso. Alguns ambientes é proibido o uso de OOP, até porque a metaprogramação de C++ é tão poderosa que permite obter quase o mesmo sem os mecanismos tradicionais de OO.

Até em Java ele tem papel menor do que alguns acreditam. E em C# está tgendo cada vez menos, assim como Java tem diminuído a importância, ainda que mais lentamente e com menos barulho. As linguagens mais novas têm abandonado de vez. Não que isso seja o mais certo a fazer, mas faz algum sentido.

Manter algo privado não é encapsulamento. Isto é information hidden. Encapsulamento é manter tudo o que é necessário em um mesmo invólucro, em geral, a classe, então estado e comportamento está lá sem precisar de nada extra.

Quase todos exemplos básicos de herança monstram o mecanismo e não como a herança deve ser aplicada no mundo real. Hoje se fala mais em composição do que herança, de tanto que é usada errada. O exemplo mostrado é visto muito em livros, não é de uso real. Por isso falo que as pessoas deveriam evitar um pouco OOP, pelo menos até entenderem certo. QUando treina o erro, é ele que fará para sempre. E passará para frente.

Geralmemente quando se fala em herança se fala em polimorfismo, até porque sem ele a herança fica muito limitada e começa nem fazer sentido.

OOP pode ser usada sem classes, e JS é uma das linguagens que permitem isso. Embora instância seja necessário, não é um pilar de OO. Inclusive existem instâncias em 100% de qualquer outra coisa de programação que não seja OO.

E para terminar de complementar algo que não tem nessa imagem e que o Alan Kay batia na tecla, era o uso do early binding, que geralmente apenas linguagens de script possuem. C++, Java, C#, Deplhi, Kotlin, Swift, D, F#, Scala, etc., só por isso já não podem ser OO de acordo com o biólogo, apesar de algumas permiterem de forma heterodoxa.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...