Executando verificação de segurança...
2

Geralmente se usa números mesmo. Se não for isso vai usar o que? Texto? Isso pode até ferir a normalização no sentido geral.

A questão é só como vai vincular esses números. Pode até ser informação, pode ter com uma tabela auxiliar, ou pode ser usando uma enumeração nativa do DB.

Não é questão de espaço ou de performance, é semântica. Só deve jogar fora a semântica certa se outros fatores forem muito importantes. Em sistemas complexos não pode fazer sem considerar isso. Em sistemas simsples não precia se preocupar, qualquer coisa vai dar certo.

Veja mais para entender porque é necessário fazer organizado.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
-4

usei muito flags numéricas ao longo da vida. agora uso tags. normalização estrita sem exceções era necessário em tempos que não havia espaço em disco. para coisas simples como status, uma string me parece muito adequado.
um join a menos e visibilidade instantânea sem dicionário de dados para um novo integrante.

não estou amassando normalização em bancos relacionais depois de tantos anos. só cansei de algumas regrinhas pouco úteis, pouco vantajosas.

-2

Quem bom que serve para você em projetos simples de poucas mudanças. Quando pegar outros tipos de projeto vai ver o rolo que é isso.

Se é para rolar xadrez de pombo, então vamos lá.

-5