Executando verificação de segurança...
Em resposta a Golang ou Rust
6

Obrigado por fazer perguntas objetivas para tomar a decisão em vez de pedir subjetivamente o que nós escolheríamos para você, é um alento ver isso e dá mais vontade de ajudar.

Qual tem a sintaxe mais enxulta e consequentemente uma menor curva de aprendizado?

Sintaxe não costuma ser responsável pela curva de aprendizado ser maior ou menor. Semântica e mecanismos específicos são muito mais importantes.

Até acredito que Rust tenha uma sintaxe mais complicada, mas certamente semântica e mecanismos de Go são bem mais simples que Rust e qualquer pessoa aprenderá mais rápido, facilmente e ainda usará com mais tranquilidade. Rust preferiu uma semântica que permite mais eficiência, controle e robustez que Go e cobra o preço de ser uma linguagem mais difícil.

Eles tem algum framework ou ambiente de desenvolvimento

Até onde eu sei, não, ainda bem. Claro que existem frameworks criados para rodar com eles, mas para tarefas específicas, não para tudo, ainda bem. É assim que deve ser. É assim com as linguagens preferidas para fazer engenharia de software. Outras linguagens podem estar vinculadas com frameworks porque o objetivo é outro. Se ter esse tipo de coisa é importante então essas linguagens não são para você.

E sobre IDEs, se eu entendi o que quer, também nada específico, tem vários que são usados por programadores delas e que servem a outros propósitos, por exemplo hoje se uma linguagem não tiver suporte no Visual Studio Code ela é muito nichada. Frequentemente existem outros, com maior ou menor qualidade.

Em geral quando começa usá-las verá nas páginas oficiais ou extra oficiais (tipo as de awesome do produto) listas de IDEs, frameworks, bibliotecas e outras ferramentas disponíveis para elas.

Não começa a aprender efetivamente qualquer uma delas sem pesquisar muito . Não deixe pessoas aleatórias na internet definirem o que você vai escolher, faça sua pesquisa, conheça os dois produtos, não profundamente, mas o suficiente para tomar sua decisão, e fazendo isso terá essas perguntas respondidas por você. E se não fizer isso tanto faz qual decisão vai tomar porque o resultado não será bom. Resultado vem quando a atitude é correta.

Qual tem mais vagas e paga melhor?

Salário é virtualmente impossível responder. Frequentemente essa informação é falsa e irrelevante porque cada um ganha o que merece (sob certo ponto de vista bem pragmático) e não o que divulgam por aí.

Mas minha percepção, se tentar linearizar Rust tem uma tendência de pagar um pouco melhor, justamente porque exige que o profissional seja melhor para trabalhar com ela de forma adequada. E tem concorrência menor já que a maioria vai aprender mais ou menos ou vai desistir no meio do caminho, até por outras razões.

Porém terá menos vagas, segundo minha percepção. Rust é uma linguagem para uso bem mais específico que Go. Quase ninguém está usando, especialmente no Brasil. O grosso do que existe é projeto aberto e gratuito que não dá renda para ninguém.

Tudo tem mérito, vantagens e desvantagens.

Se quer achar vagas facilmente, provavelmente outra linguagem será melhor. Mas a concorrência também será maior. Ninguém sabe ao certo qual é a relação, inclusive porque não pode só pegar o número absoluto. E o que você vai se dar bem não é o mesmo que a média do que acontece com o todo, e novamente, ninguém sabe qual é. Mesmo que alguém conduza um estudo sério ainda poderá ter viés. E depende também da região e outras condições. Então não perca tempo tentando achar o que é melhor nisso, é tudo ilusão. O que faz acontecer é sua capacidade. Mas se quero número absoluto de vagas, essas duas são das que menos tem vagas, exceto as que nem são conhecidas. Dá para achar entre 10 e 20 linguagens com mais vagas, especialmente sobre Rust.

Pra ser bem sincero e fazendo o que eu digo que não deve aceitar que façam para você, eu aprenderia as duas, e outras como Kotlin, Swift, Ruby, Lua, TypeScript, Dart, provavelmente C e C++ (separadamente), talvez algum Pacal, Julia, Erlang, Elixir, Perl, D, Lisp, Haskell, F#, Hack, Nim, Zig, Groovy, Scala e outras.

É sério. Eu gosto de aprender várias linguagens, acho útil e ajuda entender melhor toda a computação, mas tudo superficialmente, só para conhecer. Em 40 anos eu consegui "dominar" 2 1/2 linguagens (uma delas só a parte que me interessa, pouca cosia das novidades colocadas nela neste século porque não vejo valor, e teve mais uma que dominei na época, mas hoje é virtualmente impossível usar), e dezenas de outras que conheço. Se você consegue dominar várias em pouco tempo eu vou te chamar de gênio e vou questionar porque está fazer essas perguntas aqui.

Eu se fosse você, e claro, não sou, faria isso, aprenderia várias linguagens meio por cima e escolheria, por conta própria, uma, duas, quem sabe três para dominar. E se acha que domina essas que já aprendeu você é um gênio. O objetivo deveria ser aprender "todas" as linguagens que puder, mas só para ter noção de como as coisas funcionam, e virar referência em uma ou duas linguagens. Se fizer diferente disso ficará pior que um pato e não aproveitará bem. Tentar aprender seriamente mais que 3 ou 4 linguagens de programação (pode aprender outras linguagens) eu deixo para os gênios ou para os que não tem as limitações que eu tenho.

Coloquei dominar entre aspas, porque algumas linguagens são grandes demais para dominar todos os aspectos. Tem linguagem que até o criador já tem dificuldade de acompanhar tudo nela. É muita petulância a pessoa achar que domina algo de verdade.

Só a título de curiosidade, eu ainda aprenderei superficialmente várias linguagens, de fato estou "aprendendo" uma agora que acabei de descobrir, mas sequer vou baixar o compilador, de tão obscura que é (duvido que me aprofundei um pouco mais em outras, exceto quando sair o compilador de Jai), vou continuar melhorando meu "domínio" de apenas uma linguagem, e TALVEZ (enorme mesmo) eu vá aprender seriamente uma única linguagem nova, uma que só eu aprenderei, de tão obscura que ela será. Estou prestes a semi-aposentar. Só vou fazer algo que gere dinheiro fácil, ajude as pessoas sem interesse secundário ou gere grande orgulho para mim.

Quando têm perguntas objetivas fico mais seguro em dar uma resposta subjetiva.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara obrigado pela respota. Gostei da dica de conhecer um pouco de cada uma para tomar a decisão e me aprofundar somente em uma.

Obrigado mais uma vez em tirar um tempo e me ajudar.