- Faça uma revisão na base do conhecimento. Quem está começando em uma área e vai procurar estágio não precisa ser muito bom nessa área, mas precisa mostrar que os fundamentos estão em ordem, ninguém quer dar chance para alguém que não fez o básico para ver se milagrosamente ela sem desenvolva sem isso.
- Estude de forma ampla o que tem na área. Eu não gosto de indicar onde porque eu não posso garantir a qualidade, mas não foque em tecnologias, foque no conhecimento amplo, aprenda resolver problemas.
- Coloque tudo o que faz, e pode, no Github para as pessoas verem o que você fez.
- Se empenhe em fazer um currículo que mostre que tem potencial, que está comprometido e envie onde puder.
- Estude as empresas que entrem em contato com você antes de uma participação maior com elas, talvez faça antes se não forem muitas.
- Se puder aceite o que te oferecem. Se não puder, veja o que dá para fazer para conciliar. Importa começar.
- Se quer fechar o foco invista só nos locais que usam essas tecnologias. A chance de ser chamado pode ser maior, mas ao mesmo tempo tem poucas oportunidades. Por isso que o melhor é não focar em tecnologia.
- Lembre-se que na hora de procurar algo alguém que provavelmente é mais experiente e vai gastar tempo, e provavelmente dinheiro com você vai exigir alguma coisa, vai querer ver resultado, não vai esperar alguém que só sabe reproduzir coisas que já existem, então esteja preparado.
- Se organize para atingir os objetivos, não deixe a vida te levar tão facilmente.
- O começo tende ser difícil e frustrante, é normal. Mas não deixe de ver os sinais ou até 8feedback* que tem passam no processo. Aliás, sempre peça onde for rejeitado. Mas é uma pena oi mundo ficou muito chato, todo mundo ficou com medo de desagradar e está bem comum não darem ou darem um falso para não desagradar a pessoa, assim ela fica perdida e tem dificuldade para evoluir.
Eu acho que sabe cosias demais. Quando tinha essa idade eu tinha um currículo de 19 páginas, hoje tem 2 e uma delas é quase carta de apresentação. Os tempos mudaram, mas como "todo" adolescente eu focava na quantidade e não na qualidade, e isso é sempre errado.
Espero que se dê bem. O mercado precisa de pessoas comprometidas.
Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).