Quase sempre os argumentos para usar web são falsos e ditos por quem não sabe fazer o desenvolvimento fora dela, pelo menos do jeito certo. As pessoas adotaram web por motivos errados. Algumas pessoas apresentaram algo que era verdade em certo momento ou nem era, mas poderia passar como verdade. E aí a notícia se espalhou e todo mundo repete isso, até que não tem mais como desmentir.
Dá para fazer aplicativos nativos que rodam em várias plataformas e a implantação pode ser tão simples quanto web. É só saber fazer. Não é tão simples rodar em todas as plataformas, mas web rodar em todos os navegadores também não.
Existe mais vagas para web porque existem mais vagas para web. Se todo mundo vai para esse caminho então acaba se definindo assim.
Existe muita vaga para web porque em geral se faz aplicativos que não duram, que são projetos muito pequenos ou tem outras questões que as pessoas acabam trocando de trabalho o tempo todo. Aplicações não web são mais estáveis e duradouras no mercado, não fica abrindo vaga, mas as pessoas ficam muito tempo no mesmo projeto. Curiosamente são as pessoas que entendem mesmo de manutenção em software, porque elas passam anos fazendo isso, elas não gastam mais para desenvolver ficando mais fácil para dar manutenção, que muitas vezes acaba não vindo.
Dá para desenvolver o assunto, mas não tenho tido muito tempo, ainda farei algo mais completo sobre isso, mas o resumo é que as pessoas têm concepções erradas sobre como é o desenvolvimento fora da web, até por não terem feito isso, ou não terem feito corretamente. Por muito tempo, e até hoje ainda se tem técnicas ruins sendo adotadas. Engenheiros consertam o problema em vez de jogar fora e comprar outro produto. Por isso a decisão de ir tanto para a web não foi tomada por engenheiros.
Note que muita coisa é interessante que seja web, e isso já daria um mercado enorme, não faria sentido por exemplo o Tabnews não ser web (bem, tem quem acha diferente), só para citar um exemplo. Mas também não faz sentido alguém usar algo todos os dias o dia inteiro por anos em um local definido e ser web.
Por "sorte" o mercado é leniente, e vão se adaptando, muita gente nem sabe mais como pode ser melhor sem ser web.
Veja bem, eu reconheço que web domina o mercado e isso é irreversível, até porque acaba sendo bom o suficiente. É o mesmo processo das pessoas acharem que o ChatGPT dá boas respostas, às vezes dá mesmo, mas dá um trabalho para chegar lá, e quando não dá, te prejudica, mas as pessoas vão assumindo isso como o novo normal, como aconteceu com a web.
Essa é uma reflexão, seguir o pensamento mais vigente não é reflexão muito produtiva. Considerar que está tudo bom e vai continuar assim não precisa de reflexão, é só deixar rolar. É a decisão da não decisão.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).