Eu não sei bem como está a cultura da linguagem até porque JS vive mudando de cultura, o que é esquisito, e um framework pod exigir você trabalhar mais com isso ou não. Por não estar treinado na tecnologia específica vou só dar uma resposta geral e deixar outros falarem do específico. Dentro do que eu conhecia ele não costumava ser muito usado.
Mas não vejo como o console.log()
possa substituir um mecanismo tão mais complexo assim.
- Se você pode evitar que um erro aconteça de forma correta, você deve evitar. Não use
try-catch
para controle de fluxo. - Se você precisa deixar que um erro ocorra para depois decidir o que fazer, talvez por uma condição de corida, então deve usá-lo. Se não tiver outro mecanismo mais adequado para fazer isso. Parece ser o caso da requisição de API, pelo menos costuma ser.
- Não crie exceções para indicar regra de negócio, e aí não precisará capturar isso.
- Se for erro de programação nunca deve capturar exceção. Deixe quebrar e corrija. Você pode ter uma exceção geral para lidar com isso só para quebrar de forma mais graciosa, mas não tente tratar isso.
- Obviamente que só pode usar quando uma exceção é lançada. JS é pródiga em esconder muitos erros e dar um resultado ruim em vez de lançar uma exceção.
- Se for a única forma de identificar o erro, então use. Confirme a documentação do que está usando.
- Só capture o que você pode fazer algo útil naquela situação. Pode ser eventualmente apenas logar o erro e aprender uma mensagem graciosa, mas só se for que deve fazer mesmo.
- Siga a cultura do lugar e a tecnologia que trabalha e mantenha a consistência.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).