Dicas não arrumam vagas para ninguém. Estudo sértio e profundo é que dá.
Teve um momento que estava tão fácil que qualquer pessoa conseguia uma vga, isso acabou, e pode ou não voltar. Continua havendo falta de mão-de-obra no mercado, mas só a mais qualificada. A menos qualificada tende ser menos necessária cada dia mais, ainda mais com a IA, e quem sabe com melhor gestão.
Eu tenho acompanhado o mercado especialmente nos últimos anos, e a qualificação tem piorado enormemente. As pessoas estão sem condições básicas para exercer muitas coisas qualificadas, ou até nem tão qualificadas assim. Pessoas que não sabem o básico de matemática, quanto mais o entendimento completo do que é a matemática, tanto que tem pessoas experientes que repetem como um papagaio que não é necessário saber matemática para programar, quando na verdade programar é matemática o tempo todo, a pessoa não consegue sequer raciocionar sobre isso.
E pessoas que não conseguem formular uma pergunta no Stack Overflow ou até no ChatGPT, ou acredita que o ChatGPT entrega algo de qualidade.
Programação é uma das tarefas mais difíceis que um ser humano pode fazer, e quem diz isso ou não tem ideia do que está falando ou age de má fé, fazendo incautos procurarem a profissão sem se dar conta do nível de dedicação, compromisso e estudo geral que é necessário. Essa programação de verdade é que está sobrando vagas. e chega ser brutal o nível de exigência, não é para qualquer um.
Eu não sou a melhor pessoa para indicar gerenciamento de carreira para ninguém porque eu sempre fiz naturalmente, sem pensar muito nisso, sem seguir dicas, e também nunca fui o cara que achou os empregos que melhor pagam, achei os que melhor se encaixam comigo. Eu não sou recrutador, mas o curíiculo parace igual tantos outros centenas ou milhares que eles recebem e eles não conseguem analisar muito, eles tentam ver alguém que parece ter algo mais. Eu não sei o que fazer para destacar o currículo. Pode ser que esteja em uma situação que não encaixa oferta com demanda.
Faz muito tempo que não vejo um currículo com algo como "experiência em modelagem em bancos de dados complexos" ou "domínio sobre arquitetura de computadores", "melhorei a performance do sistema em 30x adequando as estruturas de dados usadas", etc.
Eu sei que eu não contrararia quase todo mundo que começou recentemente. Claro que eu avaliaria cada um, porém eu sei que a maioria aprendeu por cursos receita de bolo e pelo que influencers disse para a pessoa fazer, ou seja, a pessoa não é uma solucionadora de problemas. Talvez seja isso que falte no currículo. Também não contrararia muita gente com até mesmo décdas de experiência, mas aí as chances são maiores.
Eu sou duro? Sim, mas só quando as pessoas começarem ouvir, entender e tomar ações nesse sentido é que mudarão seu destino. E se a pessoa não é capaz ou acha trabalhoso demais, tem profissões mais fáceis (dependendo do ponto de vista) e que podem pagar melhor. Minha faxineira ganha mais do que a maioria dos programadores.
Um dia tentarei fazer uma análise mais aprofundada sobre o mercado e porque há um descasamento.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).