Nã tinha visto porque na época não estava acessando o Tabnews, gostei bastante tamb ém, mas vou acrescetar o o que sei da minha experiência.
Arquitetura de microsserviços não só não beneficiará toda aplicação em momento algum, mesmo que um dia todas sejam assim (não duvido, o ser humano adora tomar decisões erradas e quando populariza é vira a totalidade), mas não beneficiará mais do que prejudicará quase nenhhuma, incluindo quase todas que já são feitas assim.
Adota-se ms por metodologia "orentada à modinha" ou "orientada a currículo". Inclusive alguns grandes casos que fizeram a técncia ser popular. Alguns começaram voltar atrás, outros não, alguns admitem o erro, outros não, mas em quase todos vemos até mesmo publicamente, se prestarmos atenção, que está prejudicando e não está entregando o que prometeram, em alguns casos é fonte de problemas.
Eu já dei consultoria que só mandei fazer um monólito no lugar do ms, pronto, os problemas acabaram, eles tiveram o ganho que queriam ter e acharam que teriam com ms.
Microsserviços em quase 100% dos casos é uma decisão política e não técnica. Será mais para aderir à lei de Conway. A não ser nos casos que faça tanto sentido que é ms sem as pessoas nem perceberem. Por isso muita gente não sabe que já usa desde o século passado, em alguns casos desde o começo da computação, onde você resvalou. O problema é inventar onde não é natural.
Quase todas decisões de adoção de arquitetura ms envolve um nível de estupidez enorme. Só não é pior porque muita gente faz monólito modularizado e não ms, mas diz que é, ou seja, a estupidez é tão grande que nem dar nome para o que fizeram sabem.
Um dia abordarei isso com mais profundidade em diversos artigos/vídeos.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).