descobri que a linguagem C# depende completamente das IDEs JetBrains Rider ou Visual Studio
Isso é completamente falso por qualquer critério que estabeleça. A internet é assim, cheia de informações falsas. Em alguns casos a informação nem é falsa, é a pessoa que interpreta errado mesmo.
O Visual Studio Code não é um IDE completo, mas é um IDE. Eu sei que a maioria das informações que achará por aí diz que ele é apenas um editor de texto, mas isso é falso, ele tem muito mais que um editor, ele tem controle de versão, de projeto, debugger, e outras ferramentas que são integradas à ele sob demanda, ele é um ambiente de desenvolvimento integrado e algumas pessoas preferem ele a outros IDEs mais completos. Novamente, ele pode não ter todas as ferramentas do Visual Studio, mas tem muita coisa, especialmente se usar o Dev Kit.
Até onde eu sei o Eclipse é mais pesado que o Visual Studio. Eu rodo o VS em um notebook bem porcaria, não é uma maravilha, mas é usável. Nunca tentei o Eclipse.
A maioria das vagas de emprego não pedem Java, muitas pedem JavaScript. Há uma certa pulverização, nenhuma linguagem tem a maioria das vagas.
Use o que te faz feliz porque ninguém merece ser torturado todos os dias com algo que não gosta por causa de dinheiro. Se fizer isso, terá mais chances de ser bom nela. Se for bom nela terá mais chances de obter vagas boas, ganhar bem e comprar um computador melhor.
Aliás, eu não entendo a obsessão que a maioria tem por notebook, ele tem só uma vantagem, e se paga bem mais caro por isso. Um desktop pode oferecer mais com o mesmo dinheiro. Perde mobilidade, mas diminui a chance de ser roubado, e tem uma máquina mais potente. 98% do meu uso é o desktop. Pense nisso quando estiver ganhando uma grana.
Espero que alcance o que deseja e eu ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).