Obrigado por seu relato, vai ajudar muita gente. Quantos anos você tem? Menos de 18? Fez isso quando tinha 14? Se for isso, fez o certo que muita gente com 40 não consegue hoje em dia. Essa geração tem sérios problemas de entendimento da vida.
É isso mesmo, o processo é assim.
E esse pensamento de derrota costuma ser algum problema dentro do cérebro, por alteração química ou por pensamentos "errados" e geralmente precisa de ajuda. Pena que a ajuda nem sempre será boa, porque não é só TI que tem profissionais ruins, e em uma área ainda mais subjetiva, tem muita gente ruim. E custa caro e muita gente não pode pagar. Só que a pessoa não pode menosprezar isso. As pessoas com problemas vira hater. De tudo, não só na internet, também na progranação.
Se o problema for simples pode se virar com o que tem de graça por aí. Mas é preciso cuidado porque muita coisa é ruim e não pode ser aplicado universalmente. Em alguns casos pode causar mais estrago do que ganho. Não custa tentar, mas com cuidado. Em alguns casos pode mascarar o real problema da pessoa e ela evitar a ajuda real, então ela tem um ganho aparente e perde a oportunidade que realmente a melhoraria. É muito difícil achar o jeito certo de lidar com isso. E ninguém deve esquecer que o cérebro nos engana frequentemente. Não falo especificamente de ninguém, mas tem muitos charlatões por aí.
Sua trajetória lembra um pouco a minha. Eu treinava programação em bloco de papel em fila de banco onde eu trabalhava para comprar meu primeiro computador de 2KB de memória que só custava mais barato que um PC ou celular hoje porque não tinha nada além do processador, memória, teclado e saída para TV preto e branco. Não tinha internet, outras pessoas para perguntar, difícil achar livros, uma revista que publicava códigos foi minha fonte.
Se fosse hoje e tivesse celular eu já teria começado programar, é horrível, mas bem melhor do que meu Sinclairzinho. Se nem isso tivesse eu procuraria um lugar da prefeitura com acesso a computadores grátis, talvez uma escola ou polo educacional central. Hoje tá fácil demais.
Destaco seu entendimento sobre estar entrando por modinha (hype). Isso é importante.
Outro ponto a destacar é que não parece que você tem problemas sérios de comunicação e expressão. Isso ajuda imensamente, muitas pessoas não percebem o quanto. Você provavelmente não teria os bons resultados sem a sua maturidade, atitude certa, e o conhecimento básico mínimo necessário. Não sei sobre matemática, ciências e outras coisas,s mas tem boa chance de estar bem nisso. E claro, resiliência é fundamental.
Um problema da geração atual é que, de forma geral, foi criada por pais que queriam agradar em vez de educar (perdi a maioria dos leitores agora) e viciaram os filhos em dopamina, eles precisam o tempo todo ter prazer em tudo. A vida não entrega isso e ela desiste de quase tudo. Inclusive elas mimetizam sintomas de TDAH sem ter, e os médicos fazem a farra e ganham rios de dinheiro com elas e com os laboratórios que os "ajudam" na sua formação em congressos em resorts paradisíacos.
A vida é feita de muitas derrotas, tem que treinar isso para se dar bem e criar a tal da resiliência. Sempre falo para a pessoa não treinar o erro. Lamento pelas crianças que não foram treinadas corretamente. Ah, a escola assumiu isso também para não ter problemas com os pais, os alunos não são desafiados e adivinha o resultado? Agora é cada um por si ou quem teve o privilégio de escapar dessa sina. Me desculpe por contar que Papai Noel não existe, mas agora pode começar reverter isso se for o caso de quem está lendo. Eu torço para a pessoa perceber o buraco onde está metido e começar a resolver sua vida. Parabéns aos demais.
Seu pensamento está certinho. Imagino que sua vida tem uma vantagem que muitos não têm, e cria um círculo vicioso, há uma situação financeira mínima. Eu comecei a trabalhar de verdade com 13 anos (de mentirinha com 5), mas meio período, que meu deu experiência, dinheiro (equivaleria hoje a menos de 300,00 por mês) e me permitia estudar direitinho e aprender programação. Abri mão de muita coisa na vida para isso dar certo.
E fico contente que gostou de C#. Isso diz muito sobre você.
Curiosidade é algo que precisa ser inerente ao programador. Quando falo de vocação necessária para programar, envolve algumas coisas, a curiosidade é uma delas. Não tem programadores bons que não sejam curiosos. Já vi excelentes seguidores de receitas de bolo, mas só os curiosos são programadores de verdade.
Parabéns pelo seu texto e seu desenvolvimento. Espero que muita gente tenha uma virada na vida o lendo.
Só entenda que algumas pessoas são privilegiadas, de alguma forma. Eu fui de uma forma, e não fui de outra. Basta só vontade para alcançar bons resultados, isso é papo de coach. Sabendo disso quem tem dificuldades precisa se esforçar mais ainda. E algumas pessoas nunca conseguirão. Não quero quebrar o clima, mas as pessoas precisam saber isso para não tornar a vida muito frustrante. Mas a maioria pode, mesmo que seja dolorido.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).