Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação A FRAUDE dos "cursos de hackers"
1

Sua definição é equivocada: https://en.wikipedia.org/wiki/Censorship

O que normalmente se busca é que o governo não faça censura.

Eu faço censura na minha casa (estendido para qualquer coisa que eu possa legitimamente considerar como minha casa). É meu direito censurar o que eu bem entender com o critério que eu quiser. Só não posso cometer crimes com isso. A constituição me dá esse direito. Não posso ir muito além da censura. Eu posso dizer quem pode entrar nos meus domínios e o que ela pode dizer ou não. Empresas também. Elas não devem explicação alguma a ninguém, exceto pelo fato que ela será julgada por isso pelos seus consumidores.

Então ali tem censura, e ela foi aplicada porque não cumpriu critérios estabelecidos. Se foi aplicado corretamente, se o critério é justo ou não, é outra questão.

Também não confundir com censura prévia governamental. Isso é inconstitucional, embora nem sempre seja cumprido no Brasil. O governo também tem direito à censura, depois da expressão ser emitida, dentro de determinado rito institucional. A liberdade de expressão não é absoluta.

Se isso acontece de forma justa ou não, é outra história, não vou entrar aqui que em geral essas coisas são um teatrinho para deixar todos felizes e parecer justo, e atender o que se chama de democracia. Mas é o que tem, ninguém conseguiu achar um processo melhor, então o usamos.

É que no debate atual a palavra passa ser deturpada e algumas pessoas acham que toda censura é ruim. Isso pode ser verdade se partir do governo. Mesmo isso há quem questione. Também pode ser verdade fora do governo, mas ainda é um direito, e ao contrário da censura governamental, é democrático.

Existem grupos que querem que o governo possa censurar posteriormente mais itens ou menos. Existem alguns que querem que o governo obrigue o setor privado fazer isso por ele, mas mesmo isso não previamente.

Rara as pessoas que defendem a censura prévia. E é um direito delas, desde que não cometam crime.

Existem crimes que são cometidos, até por expressão, e não há consequências. Esse é outro problema. Por exemplo fazer apologia às drogas. Esta é uma lei que não pegou, as pessoas fazem e nunca acontece nada. Só porque tem lei que não pega no país que dá o direito das pessoas escolherem quais querem cumprir e quais não. Infelizmente vivemos em uma sociedade que as leis pegam ou não dependendo do momento, mas é outra questão.

Nem falei da "censura branca" ou "cinza", cada vez mais comum nas redes sociais (se parece com o "cancelamento").

Eu me censuro o tempo todo. Alguns acham que eu devia me censurar mais. Frequentemente algumas pessoas desejam me censurar. Em alguns raros casos sou censurado de fato, até porque eu não costumo passar de certos limites, então quase todas censuras que sofri são arbitrárias, o que ainda é um direito de quem censurou.

Então o que pode se discutir se a censura é justa ou não, mas quando alguém impede outro de se expressar, até ela mesma, é censura.

Que bom que existe censura. Péssimo quando ela é injusta. E pena que algumas pessoas usam sempre como algo negativo.

Carregando publicação patrocinada...