Eu não trabalhei com games, mas entrei na área por causa disso. No começo eu fazia alguns, porque eu tinha 13 anos e era oque me interessava, fora que não tinha muito mais o que dava para fazer em um computador de 2KB de memória. Eu fazia coisas muito simples, mas havia quem fazia jogos sofisticados como este:
.
Logo que consegui começar a mexer fui me interessando por linguagens e por aplicações administrativas, até que pude fazer algo para uma empresa que eu trabalhava, e desde então foi o que mais fiz.
Tudo sempre depende. Eu não tinha jeito para fazer jogos. Hoje eu tenho pouco interesse, porque virou uma fábrica, você perde o todo. E dizem que é uma área complicada de trabalhar (falo dos empregos mesmo, não do exercício da profissão).
Teve época que eu via a grama do vizinho mais verde e achava mais fácil fazer jogos porque você pode criar o que quer do seu jeito e não tem cliente enchendo o saco. Mas isso é uma simplificação, e fora da realidade, são outros desafios. Ainda me interessaria entrar na área para fazer algumas coisas bem específicas, em geral o que as pessoas não gostariam muito.
Eu imagino, mas pode ser uma percepção falha que a pessoa entra, mesmo que mude de ideia depois, porque acha que vai se divertir muito fazendo jogos. Um dos motivos que eu desisti de fazer apenas um jogo, aquele da minha vida, porque percebi que não seria divertido, não teria graça jogar depois de fazer, e porque provavelmente só eu iria gostar do jogo :D
É diferente. Pode ser mais fácil para uns do que para outros. Gosto poderia influenciar, porque isso ajuda a motivar. Com motivação tudo fica mais fácil. Um dos motivos que as pessoas não se dão bem com programação é que ela não gosta de fato daquilo, ela está ali pela modinha, então ela gosta do que é fácil, não da parte ruim, que não pode ser dissociada.
De qualquer forma, para quem é desenvolvedor de software não será difícil fazer uma transição, apenas apanhará um pouco por um tempo. O problema é quando a pessoa só decorou receitas de bolo, aí toda mudança se torna um enorme problema.
Ando me desencantando muito com a área, tudo está perdendo a graça, está ficando muito mecânico.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).