Executando verificação de segurança...
1

A verdade é que isso varia muito. Depende da posição da pessoa, das necessidades da organização. Não é algo que possa ser respondido unicamente. Fica parecendo "boa prática", não tem contexto.

Eu acho ideal que pelo menos a pessoa saiba fazer e saiba muito bem, melhor que a maioria que está sob seu comando, mas isso não é uma necessidade absoluta. Ele precisa ser muito mais gerente. O problema maior é quando ele não é nenhuma das coisas coisas. É comum o programador ruim, mas com tempo de casa ou com uma capacidade de comunicação um pouco melhor se torne o líder. E não é um problema ruim se ele for um líder muito bom, ainda mais sabendo programar, mesmo que não tão bem, porque se ele for esse líder bom mesmo ele reconhece isso, e sabe valorizar o que é bom, sabe olhar para o que é bom, e vai extrair o que é bom dos demais. Mas se ele não é bom nem nisso, ficará bem complicado.

Justamente quando alguém procura fazer isso como uma receita de bolo e colcoar um líder que é "assim ou assado" para atender uma regra é um sinal de falta de boa liderença.

O líder que não sabe programar muitas vezes terá que aceitar o ruim, porque ele não sabe o que é bom.

Então é uma verdade, mas não absoluta.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Só avisando que agora o sistema pune quem não recebe likes no que escreve, portanto se ficar em 1 aqui não estranhe se eu apagá-lo. Lamento, mas é necessário para não ser prejudicado. Se não teve, é porque ninguém gostou, então não fará diferença mesmo. Se acha que é interessante, considere dar like aqui.

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado. Lendo sua resposta acho que poderia ter dado mais contexto. No fim remete a quão técnico você tem que ser e não deve deixar de ser. Quando assume uma posição de liderança nas empresas com o passar dos anos você vai esfriando perdendo o contato técnico no detalhe mas conceitos, princípios nunca se perdem. É como andar de bicicleta. Recentemente li o The Manager's Path da Camile Fournier. Que enfatiza você se manter técnico, mas a questão é alguém que já cometeu esse erro e se ve defasado descartado na primeira fase de processos seletivos ou no fim por seu coding skill estar enferrujado? Estou nesta situação.