Está difícil entender seu texto. Tive que reler com calma, ainda que não estivesse terrível como alguns. Isso é um sintoma.
Não está sozinho. Aqui e em vários lugares eu vejo cada vez mais as pessoas tendo dificuldade em se comunicar com humanos. Eu mesmo tenho problemas neurológicos que me dificultam muito escrever um texto, mas eu consigo com falhas aqui e ali porque estou comprometido a fazer o meu melhor, a consertar os erros que consigo ver e evoluir.
Também percebo que as pessoas entendem cada vez menos as explicações dadas. Ou mesmo identificar a qualidade das explicações. O que faz as pessoas acreditarem muito em fake news totais ou parciais. Acreditam muito em influencer que só quer o seu engajamento sem compromisso com seu sucesso.
Por isso eu falo que a primeira coisa que precisa estar bem para aprender a programar é a comunicação e expressão, junto com a matemática, lógico. Se a pessoa entende mal os textos, se ela não consegue se comunicar bem com humanos e organizar seus próprios textos, vai ter dificuldade em entender códigos dos outros e produzir seus próprios, já que é uma forma que precisa de muita precisão no que está comunicando.
Infelizmente nosso país está cada vez mais ligando menos para as pessoas e fazendo a escola ser uma instituição apenas formal para dizer que estão cumprindo a constituição. Até mesmo escolas particulares hoje em dia, algumas caras, estão com qualidade bem abaixo do que deveria. Enquanto isso alguns países só melhorando. Não é culpa das pessoas, a não ser pelo fato que não conseguem cobrar uma mudança radical sobre isso e que no fundo aceitam isso como algo confortável.
Além disso, existe hoje uma ideologia de fazer afagos às pessoas em vez de cobrar desempenho delas, enquanto estão aprendendo. O mercado vai cobrar e será difícil para quem só recebeu afagos. Isso está mostrando que não dá certo, desde que isso começou só houve piora no desempenho e evolução das pessoas.
Lamento muito por isso acontecer e por todos que sofrem com isso. Mas só posso fazer o alerta que a pessoa precisa reverter por conta própria a situação. Sei que a maioria não vai fazer, mas os recursos hoje estão disponíveis para conseguir.
É necessário muito pensamento crítico, questionar tudo, e usar fatos e lógica para tomar decisões. É preciso curiosidade e esforço para alcançar os objetivos.
Eu comecei a aprender a programar em uma época que nem livros tinha. Computador era para quase ninguém. Levei um tempão até conseguir comprar o meu. Não tinha cursos, muito menos internet ou outras pessoas para perguntar ou pedir ajuda. Eu tive dificuldade de entender códigos em toda essa situação? Sim, muita. Com 13 anos, sem saber todos os conceitos da matemática, sem inglês, sem uma fonte estruturada de ensino de programação, a dificuldade parece ter sido normal. Junta o fato dos problemas neurológicos que diminui minha capacidade cognitiva e parece mais que normal e tive que me esforçar mais que os outros.
Hoje é normal? Sim, dentro das condições que eu disse. A escola falhou com a pessoa. Fora isso não deveria ser normal. É normal no sentido que a maioria das pessoas sofrem essa dificuldade, mas não deveria ser assim.
Ainda tem a questão da vocação. Eu tive sorte que tinha e era fácil eu me comprometer com isso. Quando a pessoa não tem, ela está forçando algo porque está nda moda, é normal ter muita dificuldade.
É normal ter dificuldade vendo muita informação errada sendo divulgada por toda a internet.
É claro que é normal não compreender algo que está vendo a primeira vez. Mas se isso persiste pouco depois, está usando um método de aprendizado errado ou tem dificuldades generalizadas de aprendizado, por uma escola muito ruim ou por problemas neurológicos.
É normal, mas é errado ter dificuldade quandoa aprende pulando etapas. As pessoas qurem o resultado rápido e o aprendizado parece um quijo suíco. Fica "normal" não entender códigos. Tem que estudar. Muito.
Tudo isso precisa ser considerado. E muitas vezes é difícil resolver. Em alguns casos é impossível. Mas sei que na maioria dos casos é possível com muito esforço e capacidade de consertar o que está errado.
Só não ache que programação é fácil e que pode se dar bem com ela se não resolver os problemas anteriores a ela. Programação é detalhe. Não tem uma chavinha onde a pessoa liga isso quando vai programar e pode desligar em outras coisas. Você tem que treinar isso em tudo na vida. Se não fizer assim é o que eu chamo de treinar o erro. Quando treina o erro é ele que fará sempre, até quando está programando. O mundo aceita mais o erro do que o computador.
Se está com dificuldade vai ter que se esforçar mais, mesmo que já esteja se esforçando muito. E tem que fazer do jeito certo. Se não consegue por conta própria vai precisar de ajuda profissional competente. Se não pode pagar por isso, eu sei como é, lamento, a vida não é justa. Mas tente o que consegue. Pesquise na internet, hoje consegue muita coisa de graça, embora tem o risco de cair em armadilhas. A maioria das pessoas que estão na internet fazendo algo profissional quer ganhar em cima de você de alguma forma, muitas não tem escrúpulos.
Tem quem pode ajudar em questões mais específicas. Mas o voluntarismo das pessoas não trará necessariamente um resultado positivo. Tem que tomar muito cuidado.
Prefiro ser duro e realista do que criar uma falsa sensação de facilidade. E faço isso porque acho que é forma de virar a chave. Posso estar errado, mas se eu estiver certo é o que poderá ajudar de verdade.
Desejo sorte na empreitada.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).