Executando verificação de segurança...
2

Nunca, jamais use microsserviços em um MVP. Não dá nem para usar isso na mesma frase. Microsserviços é o oposto de mínimo.

Microsserviços só aumenta o custo, e muito, em 100% dos casos. Se você achar que não aconteceu isso está usando métricas errdas ou não está usando microsserviços, o que é bem comum. Hoje a maioria das pessoas que dizem estar fazerndo microsserviços, não está, quase todos sequer sabem o que é, o tamanho da complexidade e dificuldade de fazer. É como saber construit uma casa e pegar uma usina hidrelétrica para construir.

Quase todo mundo que acabou fazendo microsserviços não precisa dele. As pessoas não conseguem nem justificar adequadamente porque adotou aquilo. Todas as justificativas que eu já ouvi eram falsas, eram crenças. As pessoas estão fazendo isso para por em currículo, para parecerem importantes ou porque outras pessoas fizeram. Se eu pego um currículo de alguém que criou microsserviços em uma equipe com menos de centenas de pessoas eu já jogo no lixo. Sei que alguns lugares vão contratar, os semelhantes se abraçam.

MVP provavelmente nem deveria ter mecanismos completos, em alguns casos é para usar quase um mock, mas não vou falar nesse caso por não ter detalhes.

Mesmo que possa aparecer alguma justificativa, arquitetura molotítica é a opção padrão de qualquer caso e só se provar que alguma parte deva virar microsserviços deve acontecer, e aí a arquitetura vai se formando. Quem adotou e tinha justificativa já está pagando o preço por isso, até os casos mais proeminentes. Alguns estão voltando atrás, outros nãop voltam de teimosia ou porque agora o custo seria muito alto.

Não existe meio termo, ou apessoa é craque em computação distribuída ou ela não sabe fazer microsserviços.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...